Filtro polarizador para fotografia …
Comumente encontramos múltiplos exemplos de situação de uso por aí. Mas quando não usá-lo?
Um filtro polarizador para fotografia reduz a luz refletida antes que ela entre na lente.
Na maioria das vezes, desejamos controlar essas superfícies reflexivas e reduzir o brilho da luz refletida. Porém há momentos em que deixar aquele pedaço de vidro sombreado fora da lente pode realmente dar melhores resultados
Filtro Polarizador para fotografia: quando NÃO usar
Há momentos em que usar um filtro polarizador é uma má ideia.
Sim, embora eu seja um fotógrafo de paisagens e use muito essa ferramenta poderosa que é filtro polarizador, tenho que dominar situações em que sua ausência é mais atrativa para as capturas fotográficas.
Enquanto um filtro polarizador circular pode melhorar enormemente nossas fotos na maioria das situações de fotografia ao ar livre, você sabe em que ocasiões seria melhor dispensá-lo?
…Vamos ver algumas situações
O que um filtro polarizador para fotografia circular faz
As ondas eletromagnéticas do espectro luminoso viajam em várias direções.
Um filtro polarizador restringe a entrada caótica e exagerada das ondas luminosas refletidas, reduzindo a quantidade da luz refletida antes que ela entre na lente.
O filtro polarizador circular é girado manualmente para ativar ou desativar o efeito de polarização. Isso é útil para fotografar superfícies reflexivas como água, nuvens, vidro, pedras molhadas e carros.
Na maioria das vezes, você deseja controlar essas superfícies reflexivas e reduzir o brilho da luz refletida.
Mas e estivermos buscando aquele efeito visual super molhado e brilhoso em certas superfícies?
Vou mostrar alguns exemplos em que achei que não usar um filtro polarizador na verdade melhorou a imagem.
Quando a luz refletida tem cor
Para a imagem acima, decidi remover meu filtro polarizador.
Porque as luzes quentes presentes no céu e na água do primeiro plano tinham uma cor laranja e vermelha distintas, que eu realmente gostei e queria captar em suas maiores intensidades.
O uso de um filtro polarizador teria reduzido essas belas luzes quentes refletidas na água e e teria criado uma imagem menos dramática. Além disso, como o sol já estava abaixo do horizonte e não havia luz direta incidindo na lente.
Quando você quer aquele look super molhado
Ao tirar esta imagem sem o filtro polarizador, descobri que as rochas molhadas tinham belos realces que causavam um brilho suave da luz solar refletida.
Mesmo que os realces não tenham realmente nenhuma cor dramática, ainda achei que o aspecto molhado tornava a imagem melhor, então optei por não usar o filtro polarizador.
Imagens noturnas
Parece óbvio, mas sim, na noite a luz é muito discreta, em algumas situação imperceptível aos nossos olhos. Então, não há brilho nem dano aos objetos pelo excesso de luz não polarizada.
Portanto, se você estiver fotografando no escuro, faça um favor a si mesmo e remova o filtro polarizador. Além disso, o efeito de retirar 01 ou mais stops pelo filtro polarizador pode exigir mais tempo de exposição ou maior ISO, indesejadamente criando borramento dos astros ou aumentando o ruído na imagem.
Quando você quer reflexos na água
É aqui que você deseja o melhor dos dois mundos.
Digamos que você goste da aparência da sua imagem com o filtro polarizador ligado. Suas cores estão bem saturadas e todo o brilho foi reduzido das superfícies, mas você está irritado ao ver que os lindos reflexos na água desapareceram ou diminuíram.
O que você faz?
A resposta simples é tirar duas fotos – uma com o filtro polarizador ativado e outra sem o polarizador.
Em seguida, você pode misturar as duas exposições no Photoshop e obter os melhores elementos de cada uma.
Para a foto acima, eu realmente gostei da aparência da cachoeira refletida na superfície da água no seu poço, então tirei duas fotos com configurações de polarizador diferentes e as combinei. As luzes refletidas da cascata estão polarizadas.
Outra alternativa que uso bastante em campo é não polarizar totalmente, mantendo um balanço entre o reflexo e a polarização.
Quando estiver fotografando arco-íris: usar ou não o filtro polarizador?
Arco-íris são sempre um desafio… Usar ou não filtro polarizador na fotografia de paisagem com arco-íris? Se eu polarizar, posso reduzir a intensidade das luzes coloridas. Por outro lado, se não polarizar posso ter luzes indesejadas que atrapalham o direcionamento do olhar para a área do arco-íris.
Esses são exatamente os efeitos que podem acontecer. Como fazer ? Novamente, aqui o segredo é encontrar o balanço. Geralmente eu não uso o filtro se a luz está difusa, o que geralmente acontece nesse tipo de cena. Mas o filtro polarizador às vezes realça as cores do arco-íris, ao mesmo tempo que reduz as luzes vizinhas a ele. Isso acaba realçando-o da maneira que eu gosto.
Também podemos combinar 2 imagens, uma com e outra sem o filtro polarizador.
Logo, para arcoíris não há receita pronta. Dependo das condições em campo e do efeito desejado.
Mas ainda não se esqueça do filtro polarizador!
Como mencionei no início deste artigo, um filtro polarizador para fotografia é uma ferramenta chave para a fotografia de paisagem.
Na verdade, se eu sair de casa e esquecer meus filtros polarizadores, eu dou meia-volta e retorno para pegá-los; eles são importantes.
Ao mesmo tempo, recomendo que você aprenda quando as condições exigem a remoção do seu filtro polarizador.
E espero que este artigo ajude você a identificar esses momentos dourados para que você possa obter as melhores fotos possíveis!
Agora é com você:
Você usa um filtro polarizador? Com que frequência? Há momentos em que você prefere ficar sem ele? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!
Parabens Anselmo! Ficou bem explicado e tirou bastante duvidas. E sobre marcas de quais filtros polarizadores usar? Teria alguma dica para esses tipos de filtros?
Obrigado Bruno. É uma pena mas as melhores marcas não são encontradas aqui no Brasil com bons preços. Recomento: B+W; FormatHitech; Lee; Hoya; Haida… Tiffen.
Obrigado meu amigo. Abraço.