Profundidade de campo na fotografia de paisagem.
Quem já não chegou em casa e ao revisar as suas imagens percebeu que algum plano da cena ficou fora de foco?
A profundidade de campo é aquela área que está em foco na sua imagem. É um conceito básico, mas que deve ser dominado em campo para garantir nitidez na sua fotografia.
Vamos discutir nesse artigo como adquirir adequada profundidade de campo na fotografia de paisagem, bem como os fatores implicados na sua extensão.
Vamos começar.
Mantendo suas fotos de paisagens nítidas: profundidade de campo
Grandes fotos de paisagens têm os elementos-chave bem nítidos.
Isso geralmente inclui objetos de primeiro plano que estão a poucos metros de sua câmera, bem como elementos de fundo que estão a quilômetros de distância
Então, como você consegue uma nitidez perfeita em toda a extensão da imagem?
A resposta é: garantindo que a profundidade de campo seja grande o suficiente para tornar tudo de seu interesse adequadamente nítido. A profundidade de campo na fotografia de paisagem é o fator chave.
Vou explicar:
Quando você foca em um ponto individual em sua paisagem, você está criando um plano de foco que fica paralelo ao sensor.
Tudo na frente e atrás desse caracol não está tecnicamente em foco. Mas existe uma região dentro da qual os objetos parecem aceitavelmente nítidos – mesmo que não estejam em foco!
Essa região é a “Profundidade de campo”, a faixa que está com uma nitidez aceitável dentro da extensão da sua cena, movendo-se para fora do ponto de foco. É determinada pela abertura diafragma da sua lente. Quando mais fechado, maior a profundidade de campo.
Por exemplo, na figura abaixo, a câmera está focada em uma rocha:
Portanto, o plano de foco fica paralelo ao sensor nessa rocha, e os limites de nitidez aceitável que formam as bordas da profundidade de campo ficam na frente e atrás desse plano.
Ao disparar o botão do obturador da câmera, obtemos uma foto com uma pedra com nitidez. Na área entre as pedras temos nitidez, mas antes da primeiro pedra e após a última pedra do lago a imagem ganha um borramento em suavidade crescente por falta de nitidez. Ou seja, são áreas que estão fora do plano de foco devido a profundidade de campo pequena na imagem.
Faz sentido?
Fatores que afetam a profundidade de campo na fotografia de paisagem
Até agora, falei sobre profundidade de campo como se fosse uma propriedade fixa.
Mas não é… Sua profundidade de campo pode mudar dependendo de três fatores principais: abertura, distância focal e distância até o ponto focal.
Abertura
Na fotografia de paisagem, uma abertura mais estreita, como f/16, produzirá uma profundidade de campo maior. Uma abertura maior, como f / 2.8, proporcionará uma profundidade de campo muito rasa.
Portanto, se você deseja uma foto ultra-nítida e com profundidade de campo extensa, use uma abertura estreita. – até f / 16
Mas tenha cuidado; aberturas extremamente estreitas estão sujeitas a um efeito ótico chamado difração , que degradam a nitidez da imagem. Portanto, embora você deva absolutamente usar a abertura para ajustar a profundidade de campo, fique atento para o desfoque (geralmente a difração começa ser perceptível com aberturas menores de f / 16. Portanto, esse e o meu limite, exceto em algumas situações bem específicas).
Distância focal
Uma distância focal curta (por exemplo, 20 mm) fornecerá uma profundidade de campo maior do que uma distância focal longa (por exemplo, 400 mm).
Portanto, embora seja fácil manter uma cena inteira em foco com uma lente grande angular, você terá dificuldade para fazer essa mesma profundidade com uma telefoto longa.
Obviamente, mudar a distância focal altera seu campo de visão e, portanto, sua composição, portanto, você raramente deve ajustar sua distância focal para alterar a profundidade de campo. Em vez disso, selecione seu comprimento focal, enquadre sua composição e, em seguida, use os próximos outros dois fatores desta lista para atingir a profundidade de campo perfeita.
Distância até o ponto de foco
Esse é um ponto bem interessante. Se o seu ponto focal estiver próximo à câmera, você obterá uma profundidade de campo rasa. Se o seu ponto focal estiver longe da câmera, você obterá uma grande profundidade de campo. Portanto, se você fotografar um objeto distante, será muito mais fácil obter a cena inteira nítida!
Observe que esses três fatores trabalham juntos para determinar a profundidade de campo.
Conclusão sobre a profundidade de campo na fotografia de paisagem
Entender o que é profundidade na fotografia de paisagem e os fatores que afetam sua extensão faz parte da aquisição de ponto muito importante para nós fotógrafos: a nitidez.
Trabalhamos com a abertura, distância focal e distância até o ponto de foco como se fossem variáveis de uma equação. Nas nossas mãos está o poder de alterar a intensidade dessas variáveis, resultando em uma imagem fotográfica com diferentes extensões da profundidade de campo.
Nitidez em toda a cena é importante, mas imagens que tem pouca profundidade de campo também funcionam muito bem em algumas situações. Use essas variáveis que alteram a profundidade de campo para escolher a maneira que melhor transmite a sua percepção da cena.
Agora é com você:
Você se esforça para manter suas fotos de paisagens nítidas? Você acha que uma profundidade de campo insuficiente é o culpado? Ou é difração? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!
Oi Anselmo. Aprecio muito suas fotografias .Ainda não pude por em prática seus ensinamentos mas pretendo aproveita-los brevemente. Continue publicando-os para nosso deleite. Obrigada