Nitidez e Distância hiperfocal na fotografia de paisagem natural

Categoria: Dicas de fotografia de paisagem | Técnicas de fotografia de paisagem
Publicado em 8 abr, 2021
Leia o postComentários: 0

Nitidez na fotografia de paisagem. No artigo anterior discutimos sobre a profundidade de campo. Vamos continuar agora falando de nitidez na fotografia de paisagem, dessa vez abordando um tema que geralmente não é praticado por tomar tempo e incitar o uso de aplicativos e cálculos. Vamos falar de distância hiperfocal.

Discutiremos aqui acerca das cenas que mais requerem seu uso, bem como usá-la de maneira prática, sem tomar muito o seu tempo em campo e sem necessitar de uso de cálculos, tabelas, fórmulas e aplicativos.

Ao final, você se surpreenderá e estará pronto para capturar imagens de paisagem com nitidez muito mais consistente em todos os planos

Onde focar para garantir melhor nitidez na fotografia de paisagem?

Uma grande profundidade de campo pode garantir uma grande extensão da nitidez na cena.
Mas a pergunta que surge é: na prática, em campo, onde você deve focar para alcançar essa máxima nitidez na fotografia?

Se você está decidido a capturar uma cena com nitidez do primeiro ao último plano, então você precisa entender outro conceito chave na fotografia de paisagem natural: a distância hiperfocal. Na verdade, ao focar na distância hiperfocal, você geralmente pode garantir que toda a cena esteja nítida, desde o assunto em primeiro plano mais próximo até os elementos de fundo mais distantes.

Distância Hiperfocal na fotografia de paisagem

Conceitualmente, a distância hiperfocal é o ponto de foco que maximiza sua profundidade de campo..

Nem todas as cenas requerem o uso de distância hiperfocal. Se você estiver enquadrando uma cena com espaço negativo (sem objetos num primeiro plano próximo), então os elementos estão teoricamente situados no infinito e o uso da distância hiperfocal é dispensável.

Nitidez e Distância hiperfocal na fotografia

E é por isso que os fotógrafos de paisagens adoram usar a distância hiperfocal. Porque ao selecionar uma abertura estreita e ao mover o ponto de foco para a distância hiperfocal, você pode renderizar a cena inteira em foco para um resultado impressionante em apenas uma captura!

Na fotografia de paisagem, ao focar na distância hiperfocal, o limite de nitidez aceitável é sempre a metade da distância hiperfocal.
Agora, você provavelmente está se perguntando: como encontrar a distância hiperfocal ? Vamos ver!

Como você determina a distância hiperfocal ao fotografar?

A fórmula da distância hiperfocal (DH) é:

DH = [(Distância focal)² / (f-stop)x(círculo de confusão)] + Distância focal]

Primeiramente, lembre o seguinte: a distância hiperfocal é inversamente proporcional à profundidade de campo. Ou seja, quando menor a distância hiperfocal, mais da cena você terá em foco.

Pela fórmula, percebemos que os fatores de configuração que alteram a distância hiperfocal são:

  1. A abertura do diafragma: quanto mais aberto o diafragma da lente estiver, maior será a distância hiperfocal e menor a profundidade de campo. Quando a abertura é menor, a distância hiperfocal é aproximada da câmera e a profundidade de campo aumenta.
  2. Distância focal: lentes com distâncias focais menores aproximam o ponto de distância hiperfocal da câmera, aumentando a profundidade de campo, enquanto, distâncias focais maiores levam a distância hiperfocal para mais longe da câmera, diminuindo a profundidade de campo.
  3. Círculo de confusão (esse é meio difícil de entender…). O círculo de confusão tem a ver a nitidez aceitável para que a cena seja considerada em foco. Representa o tamanho máximo de um ponto de luz no sensor antes que ele seja considerado um borrão. Assim, relaciona-se com o tamanho do sensor.

Tecnicamente, você pode calcular, mas isso pode ficar muito complexo.

Gráficos gráfico de distância hiperfocal ou calculadora (há muitos aplicativos para isso!).

Nitidez e Distância hiperfocal na fotografia

Legenda: imagem em única captura utilizando a Distância hiperfocal. O ponto de foco na cena é a rocha onde estou sentado (eu foquei naquele ponto e coloquei o foco no modo manual; depois usei o controle remoto com temporizador para disparar). Usando a rocha onde estou sentado (ponto focal) como distância hiperfocal, eu garanto que da ½ dessa distância até o infinito estará em foco, renderizando uma extensa nitidez na cena.

Você vê como a área da ½ da distância até o ponto focal em diante é nítida?

É isso que a distância hiperfocal fará por você na fotografia de paisagem.

A maneira mais simples é usar uma tabela, que pode ser encontrada nos aplicativos. Isso facilita muito aquisição de nitidez na fotografia de paisagem.

Nitidez e Distância hiperfocal na fotografia
Nitidez e Distância hiperfocal na fotografia

Como fazer uso da distância hiperfocal na prática (sem fórmulas ou tabelas)

Ao buscar a nitidez na fotografia de paisagem em campo, nem sempre dispomos de tabelas. Não se assuste com fórmulas e tabelas. Para você que já conseguiu resistir e ler todo esse artigo até aqui, tenho valiosas dicas de métodos que o ajudarão a encontrar a profundidade de campo sem precisar delas.
Na prática em campo, podemos lançar mão de alguns métodos mais simples para encontrarmos a distância hiperfocal.
Vamos a eles:

1. Método do dobro da Distância

Observe o elemento do primeiro plano a partir do qual você quer que o foco se estenda ao infinito. Então coloque seu ponto focal no dobro de distância até esse objeto.
O que acabamos de fazer, é o conceito de distância focal “ao contrário”. Ou seja, dissecamos a fórmula para a nossa fotografia. Na prática de campo, acredite: isso é muito prático!

Esse método é chamado de “Método do dobro da distância”.

Vamos por etapa para você entender melhor:

 

  • Observe a cena que você está fotografando. Encontre o objeto mais próximo que você quer nítido e estime sua distância dele até sua câmera. Se você tiver dificuldade em estimar a distância do ponto de vista da câmera, deixe-a no tripé e saia medindo fisicamente. Se for num ambiente de difícil acesso, então estime ou use sua escala de foco da lente (se ela apresentar e for confiável). Lembrando que para primeiro plano negativo, não há necessidade de usar a distância hiperfocal.
  • Duplique esta estimativa para encontrar sua distância hiperfocal.
  • Foque sua lente na distância hiperfocal (sempre a distância hiperfocal é o ponto onde você colocará seu foco). Isso pode ser feito por estimativa ou, novamente, usando a escala de foco em sua lente.
  • Diminua sua abertura para aumentar a profundidade de campo. Você pode estimar a abertura correta (que, para lentes grande angulares, geralmente será em torno de f / 8 ou f / 11 ou até f16) ou revisar a foto resultante para garantir que tudo está nítido.
  • Agora, tudo a partir da metade dessa distância até o infinito será em foco (terá nitidez aceitável).

2. Método de Escala na Lente

Outra forma bastante prática, é utilizar a escala de foco da sua lente, se ela tiver. Essa escala mostra a profundidade de campo de acordo com a abertura selecionada (a mesma abertura que pretende usar nas configurações da câmera).

Se a sua lente possui essa escala, siga esses passos:

 

  • 1- Configure a abertura do diafragma e encontre a mesma abertura na lente
  • 2- A sua lente possui duas marcas que correspondem à profundidade de campo. Alinhe uma das marcas no centro do símbolo de infinito. A outra marca indicará onde termina a profundidade de campo. Agora você já está focando no ponto de distância hiperfocal. É só disparar e tudo estará em foco da metade dessa distância até o infinito.
Nitidez e Distância hiperfocal na fotografia

3. Método do Foco no Infinito

A terceira maneira de adquirir a distância hiperfocal é focar no infinito ou no objeto mais distante da sua cena.

Use o live view com zoom pra ser mais preciso. Faça uma fotografia e depois revise no live view a partir do infinito ao primeiro plano, procurando a parte que começa a desfocar. Então memorize esse ponto, foque agora nele e pronto. Nesse ponto está sua distância hiperfocal.

Agora faça o foco nesse ponto e tire outra foto. Tudo a partir da metade dessa distância até o infinito estará em foco.

Nitidez e Distância hiperfocal na fotografia
Fotografia feita com uso da distância hiperfocal.

Estes truques são incrivelmente fáceis de lembrar, o que os torna muito úteis para você que busca a máxima nitidez na fotografia de paisagem. Claro, você precisa aprender a estimar distâncias e interpretar as marcações da sua lente, mas isso é bastante fácil. Se você tiver uma lente com uma escala de foco precisa, pode usá-la para medir a distância até o objeto mais próximo depois de focalizá-lo (de preferência na exibição do seu live view com zoom, para melhor precisão). Os benefícios destes métodos são claros: eles não exigem que você carregue um desses gráficos de distâncias hiperfocal ou tenha que abrir algum aplicativo no celular ou até mesmo ficar usando a fórmula de distância hiperfocal.

Na prática, esses métodos podem ainda ser mais precisos do que os valores apresentados em um gráfico de distância hiperfocal. O mais interessante, é que suas habilidades para estimar a distância de foco irão melhorar com o tempo, o que torna esses métodos muito úteis, valiosos e, acima de tudo, rápidos para aplicá-los em campo na fotografia de paisagem. Principalmente o método do dobro da distância…

(leia também esse artigo sobre foco na fotografia de paisagem e esse outro sobre empilhamento de foco na fotografia de paisagem)

Conclusão sobre a nitidez na fotografia de paisagem…

A distância hiperfocal na fotografia de paisagem natural pode parecer um assunto complicado. Muitos elementos na cena, elementos muito próximos, muitas camadas na paisagem… Na verdade esse é o cenário perfeito para aplicarmos a distância hiperfocal.

Na prática podemos usar alguns métodos rápidos para obtermos maior profundidade de campo e uma adequada nitidez em praticamente toda a extensão da cena.

Dessa forma, você pode obter fotos de paisagens consistentemente nítidas com apenas uma captura!

Agora é com vc…
Você já usou distância hiperfocal nas suas imagens? O que achou dessas dicas prática sobre os métodos de captura? Qual método lhe atraiu mais ou lhe parece mais fácil pra usar em campo?

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse post.

  • KRecentes publicações

Uso do Tripé na fotografia de paisagem – parte 2/2

Tripé na fotografia. Vamos continuar a falar sobre o uso do tripé na fotografia de paisagem. Partes como a cabeça do tripé tem tanta importância quando o corpo. Vamos discutir sobre esse aspecto e também lhe darei conselhos para compra do seu tripé.

Escolha ideal do tripé para fotografia de paisagem

Nesse artigo sobre a escolha ideal do tripé para fotografia de paisagem você irá entender tudo sobre tripés, como explorar todo seu potencial e dicas importantes para comprar seu primeiro tripé ou trocá-lo.

20 atalhos essencias no Photoshop para melhorar seu fluxo de trabalho.

Atalhos no photoshop que são essenciais em fotografia de paisagem. Aprenda os principais atalhos no seu teclado para melhorar seu fluxo de trabalho ao tratar suas imagens no Photoshop.

  • KQuero aprender mais sobre...
Arte da fotografia

Arte da fotografia

Arte da fotografia

Composição na fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Dicas de fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Equipamento fotográfico na fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Fotografia de paisagem para iniciantes

Arte da fotografia

Técnicas de fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Tratamento de imagem na fotografia e paisagem

Fotografia Noturna/Astrofografia

Fotografia Noturna/Astrofografia

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Erro: Não há conta conectada para o usuário anselmohoffmannphotography.

Quero aprender mais sobre…

Arte da fotografia

Arte da fotografia

Arte da fotografia

Composição na fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Dicas de fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Equipamento fotográfico na fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Fotografia de paisagem para iniciantes

Arte da fotografia

Técnicas de fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Tratamento de imagem na fotografia e paisagem

Fotografia Noturna/Astrofografia

Fotografia Noturna/Astrofografia

Arte da fotografia

Autor: Anselmo Hoffmann

Anselmo Hoffmann é fotógrafo de paisagens naturais. Natural do sul do Brazil, viaja o mundo explorando belos cenário naturais. Comprometido com a preservação das belezas naturais, suas imagens tentam passar emoção ao mesmo tempo que trazem o senso de cuidado com o nosso planeta.

Você pode gostar…

Uso do Tripé na fotografia de paisagem – parte 2/2

Tripé na fotografia. Vamos continuar a falar sobre o uso do tripé na fotografia de paisagem. Partes como a cabeça do tripé tem tanta importância quando o corpo. Vamos discutir sobre esse aspecto e também lhe darei conselhos para compra do seu tripé.

ler mais

Deixe seu comentário…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.