A profundidade na fotografia de paisagem tem um incrível poder de tornar a cena mais real, assim como você naturalmente a vê com seus olhos quando está em campo.
Nós já entendemos o que é profundidade e o quanto ela apode acrescentar a sua fotografia em termos de realidade e impacto.
Nessa segunda parte sobre essa ferramenta que, repito, sou tão adepto e não deixo de usar nas minhas imagens, eu lhe mostrarei como a luz, cor e perspectiva irão aumentar a tridimensionalidade e a realidade das suas fotografias.
Use a luz – o efeito luminoso para dar profundidade na fotografia de paisagem
Observamos constantemente luz e sombras em nosso meio. O jogo de luz e sombra transmite muita realidade. Nessas ocasiões, o sol ilumina faixas da paisagem. Lá, você pode encontrar diferenças tonais naturais de luz e sombras para adicionar profundidade na fotografia de paisagem.
Trabalhe com cores para adicionar profundidade na fotografia de paisagem
As cores podem ajudar a adicionar profundidade à sua imagem. Imagine fotografar uma paisagem durante a hora crepuscular, quando o mundo é pintado em um delicado tom vileta natural. Se você alterar alguns elementos do primeiro plano com um equilíbrio de branco corrigido, isso ajudará a mostrar a profundidade em uma imagem.
As cores complementares funcionam muito bem aqui. À medida que geram contraste cromáticos, realçam a realidade da cena.
Há sempre um enorme ganho de profundidade se você souber selecionar e usar as cores corretas na cena.
Use elementos climáticos e crie atmosfera para dar profundidade na fotografia de paisagem
O clima também pode ajudar com a ilusão de profundidade na fotografia de paisagem. Um pouco de neblina tornará os elementos de distância mais difusos, lembrando o uso de uma pequena profundidade de campo. É como se adicionássemos um desfoque natural.
Um nevoeiro também pode ajudar a dividir elementos de distância como colinas e montanhas de uma forma muito agradável.
Nevoeiro e névoa são os elementos climáticos óbvios a serem usados na fotografia de paisagem para adicionar profundidade. Mas pancadas de chuva ou neve também podem funcionar. Flocos de neve ou gotas de água podem funcionar criando uma forte sensação de profundidade se você conseguir capturar-los na cena.
Use diferentes perspectivas
A perspectiva é outro método óbvio para dar uma sensação de profundidade na fotografia de paisagem. Funciona muito bem com a repetição de elementos na paisagem. Esses elementos aparecerão grandes em primeiro plano e se tornarão menores com a distância. Isso adicionará uma forte sensação tridimensional à imagem.
Combine os métodos anteriores
Todos esses métodos geralmente podem ser combinados na fotografia de paisagem. Na verdade, eu quase sempre uso mais de um método na mesma imagem.
Um elemento de primeiro plano funcionará perfeitamente com uma pequena profundidade de campo. Também funcionará com cores, luz e perspectiva.
Combinando vários métodos, a sensação de profundidade na fotografia pode ser aumentada, dando à sua imagem uma sensação tridimensional muito forte.
Conclusão sobre Profundidade na fotografia de paisagem
Não é tão simples ver a profundidade da cena se você estiver fotografando paisagens apenas olhando no screen da câmera. Não esqueça de olhar naturalmente com seus dois olhos para encontrar padrões que transmitam realidade.
A composição é um ponto muito forte se você quiser transmitir mais realidade para sua imagem.
Use os métodos que eu detalhei nesses artigos para conseguir uma boa sensação de profundidade nas suas fotografias.
Com o uso da profundidade nas fotografias de paisagem, seu nível de fotografia pulará para patamares maiores.
0 comentários