Fotografia de paisagem: 7 erros mais comuns.
Você é um principiante que procura melhorar a sua fotografia de paisagem? Se sim, então este artigo irá mostrar-lhe sete dos erros mais frequentes cometidos pelos fotógrafos de paisagens e como pode evitá-los ou resolvê-los.
Sumário do post:
- E1. Introdução
- E2. Primeiro erro na fotografia de paisagem
- E3. Segundo erro na fotografia de paisagem
- E4. Terceiro erro na fotografia de paisagem
- E5. Quarto erro na fotografia de paisagem
- E6. Quinto erro fotografia de paisagem
- E7. Sexto erro fotografia de paisagem
- E8. Sétimo erro fotografia de paisagem
- E9. Conclusões sobre Fotografia de paisagem 7 erros mais comuns
Introdução
Quando se trata de fotografia de paisagem, há uma série de pequenas coisas que precisa ter em mente para poder voltar para casa com uma bela fotografia.
A fotografia e o processo de capturar a imagem perfeita requer esforço e paciência.
Durante a minha fase de aprendizagem, eu cometia esses mesmos erros e não ficava contente com os meus resultados finais. Na verdade, eu não sabia exatamente o que faltava ou o que estava errado na minha fotografia de natureza.
Aprendi que é preciso um pouco de autocrítica, e é preciso desenvolver um olho para os detalhes se quiserem levar as suas fotografias de paisagem para um próximo nível.
Os erros que eu estava cometendo eram bastante comuns entre os novatos. Com grande alívio, o que eu precisava fazer para melhorar imediatamente as minhas imagens era corrigir essas más práticas.
Assim, elaborei uma lista de alguns dos erros mais frequentes cometidos pelos fotógrafos de paisagens durante o processo de aprendizagem.
Vamos mergulhar para que possam aprendê-los, e depois evite cometê-los!
Erro 1 na fotografia de paisagem: usar o tripé errado (ou nenhum)
Não é tão difícil iniciar com a fotografia de paisagem: gaste uma fortuna com a mais recente máquina fotográfica e lentes, depois faça uma visita rápida à qualquer montanha com um tripé barato e comece a fotografar.
Estou brincando! Rsrsrs
É verdade que não é preciso quebrar o banco e comprar equipamento caro para tirar ótimas fotografias. Mas, como fotógrafo de paisagens, em breve perceberá que um bom tripé é uma ferramenta essencial e indispensável na sua mochila.
Um tripé instável mostrará os seus limites muito em breve, em particular quando estiver fotografando num local com muito vento. As suas fotografias de paisagem não serão nítidas o suficiente se o tripé estiver instável porque a sua câmera se moverá, mesmo que imperceptivelmente, e as suas imagens finais ficarão borradas.
Um dos segredos da fotografia de paisagem é manter a sua câmara o mais imóvel possível, especialmente em condições de pouca luz, e a solução é utilizar um tripé robusto.
Você poderá achar difícil obter uma imagem nítida se o seu tripé não for suficientemente alto e encontrar uma barreira ou rochas em frente da câmera.
Não me interprete mal. Os tripés pequenos e leves são excelentes, particularmente para viajantes, mas dependendo do contexto, poderá precisar de um mais alto, mais pesado (mais pesados, mais estáveis!), para fotografia de paisagem.
O que nos leva ao próximo erro cometido pelos fotógrafos de paisagem.
Erro 2 na fotografia de paisagem: falta de planejamento
Por isso, quer fotografar aquela bela paisagem do lago com montanhas ao fundo que tem na sua lista de espera há muito tempo?
Então agora qual é o seu plano para conseguir aquela captura perfeita? Ou você não tem um?
Não ter um plano significa que você está cometendo um deslize para fotografar essa paisagem, e perderá uma boa fotografia por muitas razões. Não sabe o quão distante está esse local, ou como serão as condições de iluminação a uma determinada hora do dia…
Tente chegar ao local o suficientemente cedo para explorar e para pegar a melhor luz. Especialmente em áreas turísticas populares, para ter a certeza de encontrar espaço para montar o seu tripé no local certo ainda antes que a luz seja perfeita.
Recomendo utilizar plataformas de redes sociais como o Instagram ou pesquisar no Google Images para ter uma primeira ideia do que outros fotógrafos já fizeram antes nesse local.
Ao pesquisar a área, obtenha informações como o quanto longe está do estacionamento. Também é útil para o ajudar a saber que equipamento levar.
No entanto, nunca é demais salientar que a melhor forma de chegar a casa com uma óptima fotografia é pesquisar a sua localização com bastante antecedência. Quer fotografar o nascer do sol ou o pôr-do-sol? Se possível, visite o local na véspera.
Estude a área, veja onde se encontram os melhores pontos de vista para posicionar o seu tripé.
Ter um plano bem pensado e bem estudado antes do tempo vai ajudá-lo a voltar para casa com as fotos que deseja.
Depois, terá de compreender como funciona a luz.
planeje sua saída fotográfica com tempo e cuidados para aproveitar o máximo que a paisagem pode lhe oferecer. Além das redes sociais, recomendo esse website para pesquisar por lugares para fotografar.
Erro 3 na fotografia de paisagem: escolha inadequada de iluminação
A iluminação na sua imagem pode realçar ou quebrar a sua fotografia de paisagem. Ao entender e saber utilizar a luz (e as sombras) adequadamente, você pode melhorar os traços visuais de um objeto, criar profundidade e contar uma história.
O seu desafio como fotógrafo de paisagem é trabalhar num ambiente muito dinâmico, em constante mudança. Principalmente se estivermos falando de montanhas. As condições meteorológicas podem mudar rapidamente, bem como a direção da luz.
Desnecessário dizer que fotografar num dia nublado seria completamente diferente de tirar fotografias num dia ensolarado com céu limpo, e assim por diante.
Se estiver ciente de tudo isto, pode ter um grande controle sobre as suas imagens finais. Caso não tenha é um grande indício que você está cometendo mais um erro comum da fotografia de paisagem.
O resultado final é que se não prestar atenção à iluminação resultará em fotos pobres e desinteressantes. Para mim, ótimas condições de iluminação apresentam-se durante o pôr do sol ou o nascer do sol quando o sol está baixo no horizonte.
Para ser mais preciso, na fotografia de paisagem, obtém-se a melhor luz durante as horas douradas.
Logo após o nascer do sol e antes do pôr-do-sol, o contraste de cores na cena é mais elevado, e graças à luz quente, as paisagens parecem muito mais atrativas durante essa hora do dia.
Erro 4 na fotografia de paisagem: falta de cuidado na composição
A fotografia de paisagem baseia-se em princípios específicos de composição.
Não gosto de chamar de regras, mas sim princípios, fundamentos. Não, não é necessário ser um especialista em artes visuais. Basta estar ciente de que, conhecendo as noções básicas, você entregará imediatamente melhores imagens e não cometerá deslizes comuns ao fotografar paisagens.
Sem prestar atenção a alguns fundamentos de composição, você perde oportunidades para tornar as suas fotografias mais atraentes. Muitas vezes, mesmo um momento bonito pode perder a beleza sem um pouco de atenção aos detalhes de composição.
Por exemplo, pode usar os princípios das linhas guias para orientar o olhar do espectador para o assunto. Estradas ou quaisquer outros caminhos imaginários desenhados por objetos espalhados no seu campo de visão podem formar linhas condutoras.
Também pode utilizar linhas condutoras para ligar o primeiro plano ao fundo e reforçar o impacto visual do seu sujeito principal, como se mostra na imagem abaixo.
Nessa fotografia de paisagem, veja como a linha curva formada pelo rio sinuoso dirige o olhar para o ponto de interesse na cena: a montanha. (Tepui Kukenan – Canaíma/Venezuela)
Erro 5 na fotografia de paisagem: linha tortas do horizonte
Um dos erros mais comuns de fotógrafos que vejo ao rever suas fotografias de paisagem é que muitas imagens produzidas com uma linha de horizonte inclinada, tortuosa ou mal colocada em relação à composição.
Pode parecer trivial para muitos, mas é um erro bastante habitual que ocorre ao olho destreinado.
Vamos tentar compreender porque é que um horizonte torto é considerado um erro. Se for dar um passeio e tiver uma visão clara do horizonte, o que é que se vê? Sim, uma linha plana.
Como regra geral, as linhas que são perfeitamente horizontais na vida real devem ser horizontais nas suas fotografias (também é válido para linhas verticais).
Uma linha de horizonte tortuosa parece não natural e, logo, confusa.
Volte às suas fotografias e veja se perdeu esse detalhe ao compor as suas imagens. Mas não se preocupe, pois ainda pode repará-lo na fase de pós-processo, no tratamento da sua imagem.
A melhor maneira de evitar esta questão, no entanto, é pensar no assunto quando se está em campo. Isto pode ser facilmente evitado mantendo o seu tripé nivelado ou colocando a grade no visor da sua câmara ou no visor LCD.
A maioria das câmaras tem também um horizonte virtual incorporado que pode ser ativado na sua visualização ao vivo.
Ou por alguns dólares, pode comprar um nível de 3 eixos barato que pode aparecer no momento desejado da sua câmara e nunca mais ter outro horizonte torto.
Não esqueça de alinhar o horizonte na cena ou no pós-processo (ferramenta de recorte do Lightroom para alinhar o horizonte)
Erro 6 na fotografia de paisagem: elementos indesejáveis na sua composição
Os objetos aleatórios que aparecem nas bordas do seu quadro apenas aumentam as distrações da sua foto. Eles podem afastar o olho do espectador do seu sujeito principal.
Mais uma vez, como fotógrafo de paisagens, tem que prestar atenção à sua composição, e não cometer esse erro comum na fotografia de paisagem.
Talvez o seu sujeito seja surpreendente, mas não quer elementos não desejados que venham das bordas da composição, tais como ramos de árvores ou uma linha de energia elétrica.
É outro erro frequente que te faz gastar tempo pra corrigi-lo no pós-processo [link]. Mas quanto mais tempo se passa a editar, menos tempo se passa a fotografar, por isso certifique-se sempre de que não há objetos indesejados quebrando a sua composição.
Revise a imagem após fotografá-la. Quando notar tais coisas na sua fotografia, basta ampliar um pouco mais, dar alguns passos à frente, ou mover-se para uma melhor posição da câmera para remover esse tipo de distrações da sua composição.
Compare essas 2 imagens e veja por você como a segunda imagem tem menos distrações na composição, melhorando a evidência do sujeito principal na cena. Eu removi as rochas e o arbusto que estavam causando muita distração. Mudei a perspectiva e aumentei a distância focal.
Erro número 7 na fotografia de paisagem – Nenhum assunto principal claro na foto
Esta é a soma de todos os erros comuns anteriores da fotografia de paisagem. Ou talvez seja a causa raiz de praticamente todos eles: não é ter um assunto claramente definido e óbvio na sua imagem.
Quando não se sabe porque se está a captar uma determinada fotografia e qual é o assunto principal, os espectadores da sua imagem também não serão capazes de encontrá-lo. A imagem final parecerá uma simples e vaga fotografia.
Falta de composição adequada, má escolha de iluminação, rochas, ou ramos colados nas bordas da moldura, tudo resultará numa foto realmente distrativa.
Eu costumava cometer sempre este erro quando comecei a aprender fotografia de paisagem.
Hoje em dia, ter um assunto principal claramente definido ajuda-me sempre a evitar muitos problemas e a fornecer melhores fotografias.
Um assunto bem definido ajuda a encontrar os elementos de composição que irão realçá-lo.
Então em campo, sempre se pergunte: o que pretendo fazer essa fotografia? Porque gosto dessa paisagem, e o que mais eu aprecio nela?
Responder a estas perguntas vai ajudá-lo a encontrar e concentrar-se no assunto e a criar imagens brilhantes.
Conclusão sobre os erros mais comuns na fotografia de paisagem
Se aprendeu algo novo com este artigo, não se esqueça de o compartilhar nas redes sociais.
Agora é a sua vez. Qual destas sete estratégias para evitar esses erros comuns na fotografia de paisagem você vai lembrar primeiro em campo?
Nota: Se vai sair para fazer fotografia atualmente, por favor certifique-se de que o faz de forma segura e responsável).
Informe-me deixando um comentário abaixo e por favor partilhe também as suas imagens da paisagem.
Anselmo, o site tem excelentes dicas. Sou um fotógrafo amador e já cometi vários erros. Depois dá um trabalho enorme para resolver. Eu ainda citaria mais um erro: pressa! Este mundo anda tão urgente que as pessoas fazem dezenas de fotos em poucos minutos. Eu mesmo já caí nesta armadilha.
Vou passar a acompanhá-lo. Parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar.
Perfeito amigo! Já vi cenas deploráveis de fotógrafos apressados… Exato! Boa sorta na sua jornada! Abraço!