Fotografia de paisagem urbana: 12 dicas pra você fazer fotos extraordinárias.
As paisagens urbanas oferecem uma variedade infinita de composições fotográficas para você capturar com sua câmera ou com seu celular. Nesse artigo eu vou lhe mostrar e discutir 12 dicas interessantes para aprimorar sua fotografia no ambiente das cidades, para que você registre sua cidade ou volte da sua viagem com imagens extraordinárias.
Introdução
Aproximadamente 80% das pessoas vivem em áreas urbanas. Isso significa que a fotografia de paisagem urbana é um dos gêneros de fotografia mais acessíveis haja vista a grande concentração de pessoas vivendo em áreas metropolitanas. As formas e os detalhes intrincados vistos nos horizontes das cidades são atraentes para nós humanos porque nossos cérebros reconhecem e pensam em termos de padrões. No entanto, criar uma fotografia impactante da paisagem urbana pode ser um desafio. Aqui estão 12 dicas para ajudá-lo(a) a começar com a fotografia de paisagem urbana ou melhorar suas habilidades para você que já fotografa.
Dica 1: Planeje suas fotos
Fotógrafos tendem a ser perfeccionistas, e a foto perfeita raramente acontece por acidente. Vamos supor que você tenha um assunto em mente. Como você cria a melhor imagem possível para representar esse assunto? Você pode sair todos os dias e tirar fotos até conseguir uma que goste ou pode planejar o local, a hora, o equipamento da câmera e o clima certos para obter a imagem desejada. A menos que você tenha paciência ilimitada, o planejamento é sua melhor opção.
Planejo o local, a luz e procure sempre chegar antes para entender o ambiente e arranjar sua composição.
Fotógrafos tendem a ser perfeccionistas, e a foto perfeita raramente acontece por acidente. Vamos supor que você tenha um assunto em mente. Como você cria a melhor imagem possível para representar esse assunto? Você pode sair todos os dias e tirar fotos até conseguir uma que goste ou pode planejar o local, a hora, o equipamento da câmera e o clima certos para obter a imagem desejada. A menos que você tenha paciência ilimitada, o planejamento é sua melhor opção. Planejo o local, a luz e procure sempre chegar antes para entender o ambiente e arranjar sua composição.
Planeje bem suas imagens. Use mapas e aplicativos para encontrar e marcar os principais pontos fotográficos da cidade.
Dica 2: Mantenha suas linhas retas
Dica 2: Mantenha suas linhas retas
Permitir que as linhas arquitetônicas se tornem distorcidas é um dos erros mais comuns cometidos por fotógrafos de paisagem urbana. Linhas ruins vêm em duas formas: horizonte inclinado e distorção. Um horizonte inclinado é causado pelo mau nivelamento horizontal da câmera e é facilmente corrigido na pós-produção com pouca degradação da qualidade da imagem.
A distorção trapezoidal é o resultado de olhar para cima ou para baixo em seu assunto, principalmente com uma lente grande angular. A distorção pode ser corrigida na pós-produção, mas a qualidade da sua imagem pode haver perdas. As melhores soluções são usar uma lente Tiltshift ou encontrar um ponto de vista que permita manter a câmera nivelada com o assunto. Afastar-se um pouco também dá mais segurança na hora de fazer cortes e corrigir as distorções.
Habilite a linha virtual de horizonte na sua câmera para manter o horizonte reto.
Dica 3: Fotografe durante a Hora dourada (Golden hour)
Uma foto com o ceú azul será apenas mais uma foto com o céu azul. Mas se você capturar as belas luzes da golden hour, sua imagem sairá do comum e será extraordinária. Isso acontece porque a golden hour é muito dinâmica, e as formas e cores mescladas com as nuvens da paisagem nunca são as mesmas, diferentemente do céu azul que sempre parece o mesmo. Então procure surpreender, planeje-se para sempre estar pronto no pôr ou no nascer do sol para pegar aquela luz linda que o sol joga na paisagem.
Utilize as luzes da hora dourada para deixar sua fotografia de paisagem urbana diferente e atrativa. Foto: Anselmo Hoffmann (Rovinj – Croácia)
Dica 4: Fotografe durante a Hora azul (Blue hour)
A hora azul é o tempo entre o pôr do sol e a escuridão completa, com duração de cerca de 45 minutos. Durante esse período, a luz muda rapidamente da luz do dia para a escuridão e é perfeita para capturar as luzes cintilantes da cidade. Durante o dia, as luzes dos edifícios são muito fracas em comparação com o sol para serem vistas. Durante a noite a única coisa visível são luzes artificiais. A hora azul permite ao fotógrafo capturar o brilho das luzes artificiais enquanto retém luz natural suficiente para ver a paisagem urbana. A atmosfera da blue hour combina harmicamente bem com as luzes e desenhos em skyline da cidade.
A hora azul (blue hour) causa um belo efeito que transmite calma e concentração para a imagem, enquanto destaca as luzes da cidade. Foto: Anselmo Hoffmann (Budapeste)
Dica 5: Procure linhas para melhorar a sua composição
Use linhas guia. O conceito de linhas guia não é específico da fotografia de paisagem urbana, mas é uma ferramenta poderosa que deve ser abordada. O olho humano tende a não se fixar em um único assunto por muito tempo; ele salta ao redor da imagem em busca de novas informações. No entanto, quando as linhas apontam de volta para o assunto, o olho o seguirá. Manter a atenção do seu público no assunto cria uma imagem mais forte. As luzes de carro são um tipo popular de linhas que você pode usar na sua composição (através de uma técnica de longa exposição).
Linhas direcionam o observador para seu ponto de interesse na imagem. Aqui, as linhas formadas pelas nuvens, pela continuidade dos edifícios, pelo pier e pelas luzes dos carros (longa exposição: 120″) dirigem os olhos do observador até o belo pôr do sol. Foto: Anselmo Hoffmann (Salvador – Bahia)
Dica 6: Elimine as distrações
As cidades costumam ser densas e caóticas, dificultando a obtenção de uma imagem clara do seu assunto. De muitas maneiras, aprender a eliminar efetivamente as distrações de suas imagens é a marca de um fotógrafo experiente. Aqui estão algumas dicas para ajudar:
• Encontre uma ponte, escada ou outro local elevado.
• Use uma lente telefoto para isolar seu assunto.
• Faça uma longa exposição para desfocar objetos em movimento.
• Corte detalhes desnecessários.
• Cuidado com as formações de nuvens incômodas.
Dica 7: Use lentes grande angulares na fotografia de paisagem urbana
Uma lente grande angular permite que você obtenha muito mais cidade no quadro, criando vistas de tirar o fôlego da selva de concreto. Contudo, as lentes grande angulares criam mais profundidade na cena, fazendo com que o centro da sua imagem pareça distante. Você pode usar uma lente grande angular criativamente para capturar composições exclusivas de pontos de referência. Aproxime-se ou amplie para preencher o quadro. Uma imagem com um único assunto pode ser desinteressante. Colocar um assunto em primeiro plano e outro em segundo plano é uma técnica eficaz para tornar suas imagens de paisagem urbana mais atraentes.
A lente grande angular me permitiu acrescentar elementos do primeiro plano e magnificá-los, além de facilitar o enquadramento de todo o meu ponto de interesse (Coliseu). Foto: Anselmo Hoffmann (Roma – Itália)
Dica 8: Fique atento à direção da luz
Na fotografia de paisagem urbana, ao lidar com formas geométricas, como edifícios, é fundamental levar em consideração a direção do sol. O sol nasce no leste e se põe no oeste. Seu ângulo mudará ao longo do dia e ao longo do ano. Fotografar contra o sol fará com que os prédios pareçam escuros e sem detalhes. Tente evitar esse efeito. Procure a luz lateral, que melhora o efeito tridimensional da na fotografia de paisagem urbana.
Procure se beneficiar da direção da luz. Luzes laterais, como nessa imagem, acrescentam volume e textura para a foto. Foto: Anselmo Hoffmann (Salvador – Bahia)
Dica 9: Procure mirantes para melhor compor sua fotografia de paisagem urbana
A maioria das pessoas está acostumada a ver seu mundo do nível da rua. Obter uma perspectiva nova e mais elevada sobre as coisas é emocionante. Alguns arranha-céus famosos têm plataformas de observação que os turistas podem pagar para visitar. Se você seguir esse caminho, recomendo planejar sua sessão fotográfica para minimizar as multidões e maximizar a boa iluminação. Outra opção é encontrar morros e outros mirantes naturais próximos à cidade. Essas dicas com certeza elevarão o nível das suas fotografias de paisagem urbana.
Ao fotografar esse ponto turístico de a partir de um mirante, eu consegui isolá-lo e destacá-lo em meio aos caos da cidade. Procure lugares assim para acrescentar ainda mais possibilidades à sua fotografia de cidade. Foto: Anselmo Hoffmann (Parlamento de Budapeste – Hungria)
Dica 10: Procure corpos de água
A água é a força vital da civilização humana, e muitas cidades são construídas em torno de corpos d’água. Se você estiver fotografando com uma DSLR ou uma Mirrorless, aproveite e adicione um filtro de densidade neutra pra fazer uma longa exposição.
Aqui estão algumas das vantagens de incorporar água na sua fotografia de paisagem urbana:
• Sensação de movimento, humor dinâmico
• Reflexões, simetria
• Efeitos de longa exposição
• Distrações reduzidas em primeiro plano
Corpos d’água funcionam muito bem em fotografia de paisagem urbana. Foto: Anselmo Hoffmann (Salvador – Bahia)
Dica 11: Use um polarizador na fotografia de paisagem urbana
Uma das maneiras mais fáceis de melhorar substancialmente a qualidade da imagem de suas paisagens urbanas diurnas é usar um filtro polarizador circular. Colocar um filtro polarizador na lente é como usar óculos de sol polarizados sobre os olhos; o vidro polarizado bloqueia a passagem de ondas de luz aleatórias, criando uma imagem mais clara, melhorando os brilhos estourados da captura da imagem, tanto no céu quando nos arranha-céus.
Dica 12: Trate suas imagens num programa de edição para destacá-las
Considere editar suas imagens um programa de pós-produção para que se tornem mais atraentes e destaquem melhor o você pretente mostrar.
Ajuste a temperatura, respeitando a atomosfera do horário em que você a capturou (predomínio de cores quentes? Predomínio de cores frias?). Ajuste o contrase e a saturação. Faça as luzes da cidade cintilarem com os ajustes locais do Lightroom, acrescentando brilho e cores seletivamentge.
Por último, acrescente textura e nitidez.
Também considere converter suas imagens para Preto e branco. Muitas vezes uma foto comum pode ficar extraordinária quando convertida em Preto e branco.
Tratar sua imagem num programa de edição de imagem faz uma grande diferença. Aqui, ajustei o balanço do branco, acrescentei exposição, puxei as sombras, dei presença, contraste e gradação tonal. Foto: Anselmo Hoffmann (Salvador – Bahia)
Conclusões sobre fotografia de paisagem urbana
As paisagens urbanas apresentam um conjunto único de desafios para o fotógrafo. Seja na sua cidade ou quando você viajar, aproveite essas dicas para imagens de fotografia de paisagem urbana que sejam surpreendentes.
Seja com celular ou câmeras fotográficas, não importa. Cenários de cidades podem ser majestosamente registrados se você souber compor.
Neste artigo, eu procurei compartilhei as técnicas que mais uso para criar imagens mais impactantes, como nos exemplos que você pode visualizar. Esta lista abrange a maioria das situações que os fotógrafos de paisagem urbana encontram na cena metropolitana.
Se você tiver dúvidas ou outras dicas ou dúvidas adicionais, por favor, comente abaixo.
O que você achou desse conteúdo ?
Espero que tenha sido útil!
Se quiser se aprofundar mais na Composição fotográfica, eu preparei um curso incrível que cobre tudo sobre esse assunto.
0 comentários