Como usar a cor na fotografia de paisagem para criar atmosfera e contar belas histórias

Categoria: Arte da fotografia | Composição na fotografia de paisagem | Dicas de fotografia de paisagem
Publicado em 1 maio, 2021
Leia o postComentários: 2

Como usar a cor na fotografia de paisagem? A cor é uma das tantas faces da fotografia que escapa muitas vezes da nossa atenção de maneira automática quando estamos em campo.

Geralmente, as cores somente são consideradas depois que a fotografia já foi tirada, lá no programa de edição.

Neste artigo, discutiremos algumas das minhas fotografias, com breves explicações sobre o papel que a cor desempenha em cada uma delas. O objetivo aqui é aumentar a consciência do poder potencial da cor ao compor sua imagem quando você está em campo, especialmente se ela (a cor) acaba sendo mais uma reflexão tardia.

como usar a cor na fotografia de paisagem

O que as cores na fotografia de paisagem nos dizem?

Deixar para analisar as cores da nossa captura somente na nossa bancada de edição é um grande equívoco e muitos de nós cometemos esse erro porque simplesmente não sabemos a importância que a cor exerce nas nossas imagens, não entendemos o papel que ela pode desempenhar na nossa fotografia.

O fato é que a cor na fotografia faz parte da comunicação visual tanto quanto a composição e a luz. Na verdade, veremos que as cores fazem parte da composição de muitas maneiras. Se você não está totalmente ciente desse fato ao enquadrar/compor imagens coloridas e, posteriormente, ao pós-processá-las, você simplesmente não tem controle total sobre o que suas fotografias comunicam.

Uma abordagem experiente e intencional, no entanto, transforma a cor em um aliado poderoso lá, em campo, ajudando-nos a transmitir histórias, emoções, sensações e atmosferas de dentro da nossa esfera fotográfica.

Tons de vermelho

como usar a cor na fotografia de paisagem

As cores na fotografia acima é em grande parte sobre aquele vermelho que chama a atenção.
O vermelho abre caminho para comunicar a sensação dessa cena enquanto eu a captava: paredes rochosas vibrantes e fortes, carregadas de energia e história, com formas emocionantes esculpidas pelo tempo. Isso também se deve em grande parte à paleta geral, que além do vermelho é composta por outras cores vivas e brilhantes que geralmente são consideradas dinâmicas, fortes, vivas e emocionantes.

Tons de azul

como usar a cor na fotografia de paisagem

O azul da água tem um papel importante em falar aos sentidos, ajuda a comunicar como é estar nesse lago, como é sentir o frescor, o silêncio, a concentração e o equilíbrio natural desta linda paisagem. Conforme o lago ganha extensão na imagem, a água se torna azul escura e as coisas ficam um pouco misteriosas, visto que a escuridão (cores escuras) é frequentemente associada ao desconhecido. Essa sensação de mistério é o que você sente na parte mais profunda das águas e é algo que eu realmente queria transmitir através da cor na fotografia também. O céu azul acima da montanha transmite simetria a toda a cena, melhorando a concepção de equilíbrio.

Tons de verde

Tons vibrantes de verde turquesa dominam estas imagens. Esta paleta é inevitavelmente evocativa de pureza, vitalidade e emoções geralmente positivas.

Um belo lago em verde-esmeralda com o reflexo das montanhas e outro lado verde, turquesa. Novamente a sensação de limpeza e pureza. O verde também simboliza renovação. Sensações que experimentamos em campo nas manhãs ao ver o sol nascer em mais um dia.

A história nesta fotografia é bastante simples, é sobre a beleza da paisagem, a pureza e simplicidade da cena, misturadas com a energia e a emoção da manhã. Mas é apenas através da paleta dominada por essas cores na fotografia que tudo isso pode ser comunicado de forma eficaz

Cores na fotografia em tons pasteis

As cores pasteis são geradas pela adição de branco à matiz original. Adicionar branco não só aumenta o valor, mas também muda a psicologia da imagem. A palavra “pastel” no campo das cores é geralmente usada quando se fala em pinturas e geralmente implica um acabamento fosco suave, bem como cores claras (mais claras, menos saturadas). Essas cores na fotografia de paisagem, esses tons, geralmente são considerados delicados, calmos, brandos, suaves e limpos.

Bem, em qualquer fotografia que fazemos, pretende-se transmitir um significado e, obviamente, isso tem um impacto no pensamento das pessoas, em sua psicologia, gerando sentimentos. Portanto, trabalhar com as cores certas na nossa composição é muito importante.

Aqui, as cores da fotografia são igualmente importantes para o clima e para a história. A paleta terrosa suave aproxima nossos olhos com calma e segurança para a imagem. O espectador entra fácil na imagem. Nessa imagem a ausência de cores brilhantes e vivas garante que a atmosfera fique mais amena, mas com a devida força que a história da imagem exige nesse cenário.

Paleta neutra de cor na fotografia de paisagem

como usar a cor na fotografia de paisagem

A paleta de cor dominante nesta imagem é bastante moderada e neutra (cores neutras: branco, preto e cinza). O clima que ele cria tende a ser melancólico, mas os “salpicos” um tanto sutis de tons mais brilhantes ou mais negros injetam um pouco de vida e emoção na cena (sem mudar completamente a sensação).

Contra a paleta neutra e predominantemente suave que domina o quadro, aqueles “respingos” de luz mais brilhante (um contraste na medida adequada) na fotografia inevitavelmente exigem nossa atenção. É como se a fotografia dissesse baixinho, mas claramente “olha aqui e agora olha ali, esses detalhes também são importantes para a história”.

A luz e a textura crescem em importância nas paletas neutras. Ajudam, com a composição, os nossos olhos a progredir na cena, usando para isso os contrastes, os elementos mais brilhantes e vívidos. A imagem dominada por tons de cinza cria um clima mais sombrio, misterioso, transmitindo a sensação experimentada em campo.

Deve-se notar aqui um ponto muito significativo sobre elementos em cores: a ausência de certas cores pode ser tão importante para criar um clima e contar uma história quanto sua presença. A ausência de cores transfere todo o papel interpretativo da imagem à luz, aos contrastes, à composição, às texturas e à relação dos elementos na cena. 

Como você percebe, é muito importante ter cuidado com a paleta de cor na fotografia de paisagem 

Aposte no surreal

como usar a cor na fotografia de paisagem

Às vezes, a cor na fotografia captura nossa imaginação, nos deixa excitados e nos obriga a fazer a imagem. Mesmo que não tenhamos consciência disso, ele fala aos nossos sentidos e torna-se dominante. A imagem acima é um exemplo. A cor confere-lhe uma qualidade um tanto surreal e mística, criando uma sensação muito distinta. Em tais fotografias, as cores e a resposta sensorial que elas evocam são tão importantes, que qualquer tipo de história pode, em certo sentido, tornar-se secundária. A cor é o que faz (ou quebra) esses tipos de imagens, que simplesmente podem não funcionar sem as cores.

Conclusão sobre como usar a cor na fotografia de paisagem

Agora que você entendeu melhor a importância de como usar a cor na fotografia de paisagem, daqui para frente, esteja atento ao seu potencial quando assimiladas em campo e cuidadas no pós-processo. Comece a pensar como você pode usar a cor para contar suas próprias histórias e comunicar as emoções, sensações ou estados de espírito que você experimentou, para que os espectadores de suas fotos também os sintam.

E você, já usa as cores para contar histórias marcantes? Comenta aí!
Compartilha com aquele amigo amante de fotografia ou de cores.

O que você achou desse conteúdo ?

Espero que tenha sido útil!

Se quiser se aprofundar mais sobre cores na Composição fotográfica, eu preparei um curso incrível que cobre tudo sobre esse assunto.

  • KRecentes publicações

Uso do Tripé na fotografia de paisagem – parte 2/2

Tripé na fotografia. Vamos continuar a falar sobre o uso do tripé na fotografia de paisagem. Partes como a cabeça do tripé tem tanta importância quando o corpo. Vamos discutir sobre esse aspecto e também lhe darei conselhos para compra do seu tripé.

Escolha ideal do tripé para fotografia de paisagem

Nesse artigo sobre a escolha ideal do tripé para fotografia de paisagem você irá entender tudo sobre tripés, como explorar todo seu potencial e dicas importantes para comprar seu primeiro tripé ou trocá-lo.

20 atalhos essencias no Photoshop para melhorar seu fluxo de trabalho.

Atalhos no photoshop que são essenciais em fotografia de paisagem. Aprenda os principais atalhos no seu teclado para melhorar seu fluxo de trabalho ao tratar suas imagens no Photoshop.

  • KQuero aprender mais sobre...
Arte da fotografia

Arte da fotografia

Arte da fotografia

Composição na fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Dicas de fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Equipamento fotográfico na fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Fotografia de paisagem para iniciantes

Arte da fotografia

Técnicas de fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Tratamento de imagem na fotografia e paisagem

Fotografia Noturna/Astrofografia

Fotografia Noturna/Astrofografia

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Erro: Não há conta conectada para o usuário anselmohoffmannphotography.

Quero aprender mais sobre…

Arte da fotografia

Arte da fotografia

Arte da fotografia

Composição na fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Dicas de fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Equipamento fotográfico na fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Fotografia de paisagem para iniciantes

Arte da fotografia

Técnicas de fotografia de paisagem

Arte da fotografia

Tratamento de imagem na fotografia e paisagem

Fotografia Noturna/Astrofografia

Fotografia Noturna/Astrofografia

Arte da fotografia

Autor: Anselmo Hoffmann

Anselmo Hoffmann é fotógrafo de paisagens naturais. Natural do sul do Brazil, viaja o mundo explorando belos cenário naturais. Comprometido com a preservação das belezas naturais, suas imagens tentam passar emoção ao mesmo tempo que trazem o senso de cuidado com o nosso planeta.

Você pode gostar…

Uso do Tripé na fotografia de paisagem – parte 2/2

Tripé na fotografia. Vamos continuar a falar sobre o uso do tripé na fotografia de paisagem. Partes como a cabeça do tripé tem tanta importância quando o corpo. Vamos discutir sobre esse aspecto e também lhe darei conselhos para compra do seu tripé.

ler mais

Deixe seu comentário…

2 Comentários

  1. Paulo Mendes Haiss

    Excelente artigo. Obrigado pelo aprendizado e dicas. Vi outros posts seus. São simplesmente fantásticos! Muito conteúdo rico para quem curte fotografar. Grande abraço.

    Responder
    • Anselmo Hoffmann

      Que bom saber amigo. Fico muito agradecido e lisonjeado. Vou continuar sim ensinando sobre a arte da fotografia. Grande abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.