Composição em Fotografia de paisagem: em sua definição conceitual, a composição é o modo pelo qual os elementos constituintes do todo se dispõem e o integram, é o arranjo, a organização.
Composição tem tudo a ver com o equilíbrio dos elementos em sua fotografia.
Isso também inclui tons de cores, formas e texturas. Saber compor uma imagem é o que separa uma foto comum de uma foto fantástica. Se você deseja obter uma boa composição, precisa planejá-la e ver onde cada elemento será colocado antes de tirar a foto.
Você já pode ter ouvido alguns fotógrafos falando sobre “ver a foto em suas cabeças” antes de realmente tirar a foto. É esse “ver” que vou descrever com mais detalhes. Também demonstrarei algumas dicas úteis sobre composição, com o objetivo de treinar seu olho em campo quando estiver se preparando para fazer sua fotografia.
Uma boa composição em uma foto provavelmente seguirá algumas das regras de composição em fotografia. É muito útil saber disso. Você até pode dizer que não gosta de seguir regras. Eu concordo… Mas parcialmente. Penso que para quebrar as regras, devemos primeiro bem conhecê-las. Aliás, eu prefiro não as chamar de “regras”, mas sim princípios ou guias. Vamos discutir em alguns posts como esses princípios, vamos aprender como eles funcionam e como são poderosas ferramentas que nos auxiliam a bem compor nossas fotografias de paisagem em campo. Você vai perceber como eles podem elevar o nível das suas imagens. Fique aqui comigo até o fim desse artigo e sua composição em fotografia de paisagem terá um salto significativo.
Primeiro passo para uma bela composição em fotografia de paisagem: a imersão.
Quem leu meu post sobre a imersão? Quem ainda não leu, eu recomendo! Eu defendo que nossa inspiração para compor passa pela imersão no ambiente. Uma bela fotografia exige que nos encantemos pela paisagem natural. E esse encantamento não acontecerá se você não estiver inspirado e receptivo. Deixe a natureza tocar sua alma e lhe mostrar a melhor luz, os melhores enquadramentos e os arranjos da cena que você está confrontando. Seja paciente e procure sem pressa. Espere a luz…
O sujeito principal dos elementos da composição em fotografia
Vamos começar pelo conhecimento do nosso sujeito na imagem.
Sobre composição em fotografia de paisagem, é importante saber que uma imagem pode ter um, vários ou nenhum elemento dominante. Também chamado de sujeito, esse “ser” que procuramos mostrar como ponto mais atrativo da nossa imagem é um dos primeiros pontos a serem buscados na composição.
O sujeito principal é nosso ponto de interesse na imagem. É sobre ele que a luz terá seu efeito. É sobre ele nossa interpretação da cena. É o sujeito principal que mostrará sobre o que se trata nossa fotografia. E, por fim, é nesse ponto de interesse que intencionaremos os olhos do nosso espectador à contemplação.
Pode ser uma montanha, uma cascata, uma rocha, ou o sol. Pode até mesmo não haver sujeito na imagem. Tudo pode funcionar bem quando há uma boa composição.
Elementos secundários na composição em fotografia de paisagem
São os outros elementos presentes na composição. O papel dos elementos secundários não é apenas aparecerem como figurantes, mas sim de alguma forma interagirem com o sujeito principal. Essa interação pode ser de muitas maneiras como veremos a seguir.
Âncoras da imagem: facilitam a entrada do espectador
[/dsm_image_hotspots_child][/dsm_image_hotspots]
rochas funcionando como âncoras
[/dsm_image_hotspots_child][/dsm_image_hotspots]
Elementos secundários como âncora
Na composição em fotografia de paisagem os elementos secundários funcionam com âncoras, facilitando a “entrada” dos nossos olhos na imagem. Nessas imagens, rochas e as flores alpinas tem o papel de âncoras.
Elemento secundário: linha guia
[/dsm_image_hotspots_child][/dsm_image_hotspots]
Elementos secundários como guias
Eles podem carregar nossos olhos para o sujeito principal na imagem. Na imagem acima, a estrada é um elemento complementar na cena que funciona como guia, facilitando a jornada do observador até o sujeito principal da cena, a bela e imponente montanha no terceiro plano (Mount Cook – NZ). São importantes direcionadores para sua composição em fotografia de paisagem.
Elementos secundários como design
Ou ainda podem funcionar com elementos de design, exaltando a beleza do nosso sujeito principal na composição. Nessa imagem aqui, eu esperei a hora exata para captar os feixes de luz do sol direcionados para o meu sujeito principal em movimento (o pássaro alçando voo). Os feixes de luz embelezaram ainda mais o meu sujeito, formando um bonito design na totalidade da cena.
Sem esses elementos, a imagem seria comum, e mostraria apenas mais uma ave em voo. Mas reparem o quanto ficou única com essa composição. Reparem no poder que os elementos secundários têm para impactar muito mais uma imagem.
Conclusão sobre a composição em fotografia de paisagem
Considero a composição a etapa mais exigente de uma bela fotografia bem feita de paisagem. Mas é de fato a mais recompensadora! A composição magnifica a obra. A composição dá vida à cena que está diante dos nossos olhos. E o mais interessante sobre composição, é que sempre tem mais para aprender!
Agora é a sua vez. Como você gosta de fazer suas composições? Como procura fazer a interação dos elementos na cena? Deixe seu comentário se esse post foi útil para você e compartilhe esse post com seus amigos fotógrafos.
Um abraço e até o próximo post.
O que você achou desse conteúdo ?
Espero que tenha sido útil!
Se quiser se aprofundar mais na Composição fotográfica, eu preparei um curso incrível que cobre tudo sobre esse assunto.
0 comentários