Composição em Fotografia de paisagem: como identificar e organizar os elementos da cena

Categoria: Arte da fotografia | Composição na fotografia de paisagem | Dicas de fotografia de paisagem
Publicado em 10 maio, 2021
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Composição em Fotografia de paisagem: em sua definição conceitual, a composição é o modo pelo qual os elementos constituintes do todo se dispõem e o integram, é o arranjo, a organização.

Composição tem tudo a ver com o equilíbrio dos elementos em sua fotografia.
Isso também inclui tons de cores, formas e texturas. Saber compor uma imagem é o que separa uma foto comum de uma foto fantástica. Se você deseja obter uma boa composição, precisa planejá-la e ver onde cada elemento será colocado antes de tirar a foto.

Você já pode ter ouvido alguns fotógrafos falando sobre “ver a foto em suas cabeças” antes de realmente tirar a foto. É esse “ver” que vou descrever com mais detalhes. Também demonstrarei algumas dicas úteis sobre composição, com o objetivo de treinar seu olho em campo quando estiver se preparando para fazer sua fotografia.

Uma boa composição em uma foto provavelmente seguirá algumas das regras de composição em fotografia. É muito útil saber disso. Você até pode dizer que não gosta de seguir regras. Eu concordo… Mas parcialmente. Penso que para quebrar as regras, devemos primeiro bem conhecê-las. Aliás, eu prefiro não as chamar de “regras”, mas sim princípios ou guias. Vamos discutir em alguns posts como esses princípios, vamos aprender como eles funcionam e como são poderosas ferramentas que nos auxiliam a bem compor nossas fotografias de paisagem em campo. Você vai perceber como eles podem elevar o nível das suas imagens. Fique aqui comigo até o fim desse artigo e sua composição em fotografia de paisagem terá um salto significativo.

Primeiro passo para uma bela composição em fotografia de paisagem: a imersão.

Quem leu meu post sobre a imersão? Quem ainda não leu, eu recomendo! Eu defendo que nossa inspiração para compor passa pela imersão no ambiente. Uma bela fotografia exige que nos encantemos pela paisagem natural. E esse encantamento não acontecerá se você não estiver inspirado e receptivo. Deixe a natureza tocar sua alma e lhe mostrar a melhor luz, os melhores enquadramentos e os arranjos da cena que você está confrontando. Seja paciente e procure sem pressa. Espere a luz…

Composição em Fotografia de paisagem

O sujeito principal dos elementos da composição em fotografia

Vamos começar pelo conhecimento do nosso sujeito na imagem.

Sobre composição em fotografia de paisagem, é importante saber que uma imagem pode ter um, vários ou nenhum elemento dominante. Também chamado de sujeito, esse “ser” que procuramos mostrar como ponto mais atrativo da nossa imagem é um dos primeiros pontos a serem buscados na composição.

O sujeito principal é nosso ponto de interesse na imagem. É sobre ele que a luz terá seu efeito. É sobre ele nossa interpretação da cena.  É o sujeito principal que mostrará sobre o que se trata nossa fotografia. E, por fim, é nesse ponto de interesse que intencionaremos os olhos do nosso espectador à contemplação.

Pode ser uma montanha, uma cascata, uma rocha, ou o sol. Pode até mesmo não haver sujeito na imagem. Tudo pode funcionar bem quando há uma boa composição.

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[dsm_image_hotspots src=”https://www.anselmohoffmann.com.br/wp-content/uploads/2021/05/composicao-na-fotografia-4.jpg” alt=”Composição em Fotografia de paisagem” title_text=”composicao-na-fotografia-4″ icon_color=”#F8DFA9″ icon_font_size=”22px” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” body_font_size=”15px” body_line_height=”1.5em” background_color=”RGBA(0,0,0,0)” global_colors_info=”{}”][dsm_image_hotspots_child font_icon=”\||divi||400″ left_position=”45%” top_position=”20%” tooltip_background_color=”rgba(34,34,34,0.8)” tooltip_max_width=”320px” pulse_animation=”on” pulse_background_color=”rgba(248,223,169,0.3)” left_position_tablet=”45%” left_position_phone=”40%” left_position_last_edited=”on|desktop” top_position_tablet=”20%” top_position_phone=”” top_position_last_edited=”on|desktop” tooltip_max_width_tablet=”300px” tooltip_max_width_phone=”250px” tooltip_max_width_last_edited=”on|phone” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” background_color=”RGBA(0,0,0,0)” background_enable_color=”on” border_color_all_pulse=”rgba(248,223,169,0.3)” global_colors_info=”{}”]Sujeito principal: sol[/dsm_image_hotspots_child][/dsm_image_hotspots]

Elementos secundários na composição em fotografia de paisagem

São os outros elementos presentes na composição. O papel dos elementos secundários não é apenas aparecerem como figurantes, mas sim de alguma forma interagirem com o sujeito principal. Essa interação pode ser de muitas maneiras como veremos a seguir.

[dsm_image_hotspots src=”https://www.anselmohoffmann.com.br/wp-content/uploads/2021/05/composicao-na-fotografia-3.jpg” alt=”placehold-1920×1290″ title_text=”composicao-na-fotografia-3″ icon_color=”#F8DFA9″ icon_font_size=”22px” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” body_font_size=”15px” body_line_height=”1.5em” background_color=”RGBA(0,0,0,0)” global_colors_info=”{}”][dsm_image_hotspots_child font_icon=”\||divi||400″ top_position=”78%” tooltip_background_color=”rgba(34,34,34,0.8)” tooltip_max_width=”320px” pulse_animation=”on” pulse_background_color=”rgba(248,223,169,0.3)” left_position_tablet=”” left_position_phone=”35%” left_position_last_edited=”on|tablet” top_position_tablet=”” top_position_phone=”75%” top_position_last_edited=”on|desktop” tooltip_max_width_tablet=”300px” tooltip_max_width_phone=”250px” tooltip_max_width_last_edited=”on|phone” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” header_2_text_align=”center” body_text_align=”center” background_color=”RGBA(0,0,0,0)” background_enable_color=”on” border_color_all_pulse=”rgba(248,223,169,0.3)” global_colors_info=”{}”]

Âncoras da imagem: facilitam a entrada do espectador

[/dsm_image_hotspots_child][/dsm_image_hotspots]

[dsm_image_hotspots src=”https://www.anselmohoffmann.com.br/wp-content/uploads/2021/05/composicao-na-fotografia-5.jpg” alt=”Composição em Fotografia de paisagem” title_text=”composicao-na-fotografia-5″ icon_color=”#F8DFA9″ icon_font_size=”22px” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” body_font_size=”15px” body_line_height=”1.5em” background_color=”RGBA(0,0,0,0)” global_colors_info=”{}”][dsm_image_hotspots_child font_icon=”\||divi||400″ left_position=”70%” top_position=”61%” tooltip_background_color=”rgba(34,34,34,0.8)” tooltip_max_width=”320px” pulse_animation=”on” pulse_background_color=”rgba(248,223,169,0.3)” left_position_tablet=”75%” left_position_phone=”65%” left_position_last_edited=”on|phone” top_position_tablet=”” top_position_phone=”” top_position_last_edited=”on|desktop” tooltip_max_width_tablet=”300px” tooltip_max_width_phone=”250px” tooltip_max_width_last_edited=”on|phone” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” background_color=”RGBA(0,0,0,0)” background_enable_color=”on” border_color_all_pulse=”rgba(248,223,169,0.3)” global_colors_info=”{}”]

rochas funcionando como âncoras

[/dsm_image_hotspots_child][/dsm_image_hotspots]

Elementos secundários como âncora

Na composição em fotografia de paisagem os elementos secundários funcionam com âncoras, facilitando a “entrada” dos nossos olhos na imagem. Nessas imagens, rochas e as flores alpinas tem o papel de âncoras.

[dsm_image_hotspots src=”https://www.anselmohoffmann.com.br/wp-content/uploads/2021/05/composicao-na-fotografia-6.jpg” alt=”Composição em Fotografia de paisagem” title_text=”composicao-na-fotografia-6″ icon_color=”#F8DFA9″ icon_font_size=”22px” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” body_font_size=”15px” body_line_height=”1.5em” background_color=”RGBA(0,0,0,0)” global_colors_info=”{}”][dsm_image_hotspots_child font_icon=”\||divi||400″ left_position=”55%” top_position=”55%” tooltip_background_color=”rgba(34,34,34,0.8)” tooltip_max_width=”320px” pulse_animation=”on” pulse_background_color=”rgba(248,223,169,0.3)” left_position_tablet=”” left_position_phone=”50%” left_position_last_edited=”on|phone” top_position_tablet=”” top_position_phone=”50%” top_position_last_edited=”on|desktop” tooltip_max_width_tablet=”300px” tooltip_max_width_phone=”250px” tooltip_max_width_last_edited=”on|phone” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” background_color=”RGBA(0,0,0,0)” background_enable_color=”on” border_color_all_pulse=”rgba(248,223,169,0.3)” global_colors_info=”{}”]

Elemento secundário: linha guia

[/dsm_image_hotspots_child][/dsm_image_hotspots]

Elementos secundários como guias

Eles podem carregar nossos olhos para o sujeito principal na imagem. Na imagem acima, a estrada é um elemento complementar na cena que funciona como guia, facilitando a jornada do observador até o sujeito principal da cena, a bela e imponente montanha no terceiro plano (Mount Cook – NZ). São importantes direcionadores para sua composição em fotografia de paisagem.

[dsm_image_hotspots src=”https://www.anselmohoffmann.com.br/wp-content/uploads/2021/05/composicao-na-fotografia-7.jpg” alt=”Composição em Fotografia de paisagem” title_text=”composicao-na-fotografia-7″ icon_color=”#F8DFA9″ icon_font_size=”22px” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” body_font_size=”15px” body_line_height=”1.5em” background_color=”RGBA(0,0,0,0)” global_colors_info=”{}”][dsm_image_hotspots_child font_icon=”\||divi||400″ left_position=”65%” top_position=”55%” tooltip_background_color=”rgba(34,34,34,0.8)” tooltip_max_width=”320px” pulse_animation=”on” pulse_background_color=”rgba(248,223,169,0.3)” left_position_tablet=”” left_position_phone=”59%” left_position_last_edited=”on|phone” top_position_tablet=”” top_position_phone=”” top_position_last_edited=”on|desktop” tooltip_max_width_tablet=”300px” tooltip_max_width_phone=”250px” tooltip_max_width_last_edited=”on|phone” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” background_color=”RGBA(0,0,0,0)” background_enable_color=”on” border_color_all_pulse=”rgba(248,223,169,0.3)” global_colors_info=”{}”]Elemento secundário: linha guia[/dsm_image_hotspots_child][/dsm_image_hotspots]

Elementos secundários como design

Ou ainda podem funcionar com elementos de design, exaltando a beleza do nosso sujeito principal na composição. Nessa imagem aqui, eu esperei a hora exata para captar os feixes de luz do sol direcionados para o meu sujeito principal em movimento (o pássaro alçando voo). Os feixes de luz embelezaram ainda mais o meu sujeito, formando um bonito design na totalidade da cena.

Sem esses elementos, a imagem seria comum, e mostraria apenas mais uma ave em voo. Mas reparem o quanto ficou única com essa composição. Reparem no poder que os elementos secundários têm para impactar muito mais uma imagem.

Conclusão sobre a composição em fotografia de paisagem

Considero a composição a etapa mais exigente de uma bela fotografia bem feita de paisagem. Mas é de fato a mais recompensadora! A composição magnifica a obra. A composição dá vida à cena que está diante dos nossos olhos. E o mais interessante sobre composição, é que sempre tem mais para aprender!

Agora é a sua vez. Como você gosta de fazer suas composições? Como procura fazer a interação dos elementos na cena? Deixe seu comentário se esse post foi útil para você e compartilhe esse post com seus amigos fotógrafos.

Um abraço e até o próximo post.

 

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Se quiser se aprofundar mais na Composição fotográfica, eu preparei um curso incrível que cobre tudo sobre esse assunto.

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Autor: Anselmo Hoffmann

Anselmo Hoffmann é fotógrafo de paisagens naturais. Natural do sul do Brazil, viaja o mundo explorando belos cenário naturais. Comprometido com a preservação das belezas naturais, suas imagens tentam passar emoção ao mesmo tempo que trazem o senso de cuidado com o nosso planeta.

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