Composição em fotografia de Paisagem. A profundidade é uma ferramenta muito poderosa na composição da sua fotografia de paisagem.
Mas o que você entende por “profundidade” na fotografia?
Primeiro, não confunda profundidade com profundidade de campo
Adicionar profundidade na fotografia de paisagem, significa criar um senso de tridimensionalidade, de realidade. A fotografia na sua forma impressa ou projetada em um monitor é uma representação bidimensional de um mundo tridimensional.
Contudo, é possível criar uma sensação de profundidade, de realidade a sua fotografia. Adicionando elementos de composição, a criação de profundidade é a maneira de fazer nosso subconsciente entender a imagem com tridimensionalidade, como uma cena real. E esse processo de entendimento é automático.
Eu irei explicar aqui alguns métodos que eu uso em campo nas minhas fotografias e que também podem ajudá-lo a adicionar profundidade à sua foto de paisagem.
Introdução profundidade na fotografia
Nós naturalmente experimentamos o mundo em três dimensões. Há altura, largura e profundidade. Ao olhar para o mundo com dois olhos, que são anatomicamente separados por alguns centímetros, experimentamos uma pequena “paralaxe” (paralaxe: a diferença na posição aparente de um objeto em relação ao plano de fundo, tal como visto por observadores em locais distintos ou por um observador em movimento) entre às duas imagens que são registradas por nossos olhos.
O cérebro pode traduzir essas duas imagens em uma imagem tridimensional. Se você não tiver duas imagens com paralaxe entre às duas, é impossível visualizar profundidade.
A imagem plana e a ilusão de profundidade na composição
A câmera funciona de maneira similar a nosso olho. Contudo, a maioria das câmeras possui apenas uma lente. Logo, a imagem gerada é representação plana do mundo real, sem qualquer profundidade. Mas existem várias maneiras de dar à imagem uma sensação de profundidade.
Embora seja possível usar algumas configurações da câmera para criar profundidade, a maioria desses métodos só pode ser alcançada em campo mesmo, usando uma boa composição.
Eu reuni aqui alguns desses artifícios que podemos lançar mão em campo, para ensiná-lo e ajudá-lo a adicionar profundidade à sua imagem.
1. Profundidade de campo –
É natural aos nossos olhos focarem sempre o objeto de interesse para o qual estão fitando e deixar tudo em sua volta desfocado. Se ainda não havia percebido isso, faça o teste: olhe para qualquer objeto e perceba como a periferia fica desfocada.
Então, ao olhar para um novo objeto, o foco muda rapidamente.
Durante sua composição na fotografia de paisagem, o uso de uma pequena profundidade de campo pode ser a escolha mais óbvia quando você deseja criar profundidade em sua foto de paisagem. Para isso, você precisa focar no assunto da foto e manter os elementos do primeiro plano e do fundo fora de foco.
2. Use um elemento de primeiro plano na sua composição para adicionar profundidade
Procure um elemento de primeiro plano interessante em sua paisagem. O elemento de primeiro plano relativamente grande, junto com uma paisagem menor no fundo, proporcionará uma forte sensação de profundidade na fotografia
3. Use linhas guias na composição da sua fotografia
Ter um elemento de primeiro plano em sua imagem pode não ser suficiente para dar uma sensação de profundidade na fotografia. Deve haver algum tipo de conexão entre o primeiro plano e o plano de fundo que guiará sua visão. Ao adicionar linhas guias em uma imagem, seus olhos serão puxados para dentro da cena, como se a imagem tivesse uma terceira dimensão.
4. Adicionar um Elemento Humano
As paisagens geralmente não têm dimensão. Em outras palavras, é quase impossível ver se uma rocha ou árvore é grande ou pequena sem algo para comparar.
Frequentemente, os elementos humanos podem dar uma sensação de dimensão. Uma pessoa próxima ao objeto de interesse mostra o quão grande ou pequena ele é.
Quando um elemento humano é colocado em um local bem planejado, a paisagem pode ter uma sensação de profundidade. Certifique-se de que este elemento humano se mistura bem com a paisagem, que há harmonia, ou não funcionará tão bem.
A composição em fotografia de paisagem usando esse artifício é uma maneira interessante de gerar profundidade.
Conclusão sobre composição e profundidade na fotografia de paisagem
A profundidade é uma das minhas ferramentas preferidas para gerar atração e impacto nas minhas fotografias de paisagem.
Tente compor sua imagem com elementos que melhorem a sensação de tridimensionalidade na sua cena e suas fotografias atingirão outro nível. Dessa maneira, parecerão táteis, bem mais reais e agradáveis para seu observador.
Agora quero saber de você. Esse post foi útil?
Como você trabalha coma profundidade nas suas imagens?
Gostaria muito de ler seu comentário abaixo.
O que você achou desse conteúdo ?
Espero que tenha sido útil!
Se quiser se aprofundar mais na Composição fotográfica, aprendendo mais também sobre Profundidade, eu preparei um curso incrível que cobre tudo sobre esse assunto.
Parabéns pelo conteúdo e qualidades das fotos. Deveria transformar tudo em um livro
Meu Deus, estou enlouquecida com tanto conteúdo de qualidade.
Vou devorar com cada letra.
Gratidão!
Aguardando ansiosamente sua Live!