Contraste na fotografia de paisagem consegue gerar diferentes sensações. Contrastes podem criar ênfase, trazer beleza, gerar tensão, atração, identificação, antecipação e convencimento.
A maioria das pessoas entende contraste na fotografia como a ideia de luz, a diferença entre uma área escura e outra clara. Esse é apenas um dos tipos de contraste possíveis na fotografia de paisagem. Na cena fotográfica você pode encontrar diversos outros tipos muito interessantes de contrastes.
Além do contraste luminoso, podemos compor com contraste de texturas, contraste de cores, contraste entre sujeitos, contraste de tamanho e de formas, além de outros.
O que significa contraste na fotografia?
Seguindo nossa arte de composição, vamos falar de contraste.
Percebemos que o contraste é uma “diferença” encontrada na fotografia, diferença essa que gera impacto, tensão, disputa entre esses 2 pontos na imagem.
Diferenças entre contrastes monocromáticos
Responda para mim: qual das duas imagens acima tem mais contraste? A primeira imagem. Repare que há praticamente apenas duas tonalidades monocromáticas nessa imagem: o preto e o branco. Essencialmente não há sombras entre elementos da cena. Também não há tons médios. O contraste na fotografia é bem definido.
Já a imagem da direita mostra uma variedade de tons de cinza, com uma faixa tonal estendendo-se das áreas superexpostas (branco estourado) até a área completamente subexposta (preto clipado).
O que diferentes contrastes na fotografia podem transmitir
Ambas as fotos têm alto contraste, mas de maneiras diferentes, formando impressões diferentes para o espectador. A primeira imagem tecnicamente tem um contraste mais alto, tão alto quanto uma foto pode ter. São os extremos do contraste tonal. A sensação da primeira imagem é de que não é real. Parece um desenho. Já a segunda imagem tem um elemento importantíssimo que nos dá o senso de tridimensionalidade e de realidade: as sombras. As diferentes tonalidades de tons de cinza criam as sombras. Tons médios aparecem mais nessa foto.
Análise dos histogramas
Agora repare nos histogramas das duas imagens e veja como diferem.
Enquanto o histograma correspondente à primeira imagem tem a forma de “U” (pixels posicionados nos extremos do histograma), na segunda imagem ele já tem uma melhor distribuição no gráfico. O que isso significa? Nada! Histogramas não transmitem sentimentos ou emoções… São úteis para avaliar a distribuição da faixa luminosa na nossa imagem. Eu apenas quis mostrar, de maneira didática, como os padrões são diferentes para fotografias de diferentes contrastes, pois isso pode lhe auxiliar em campo, dependendo do quanto contraste na fotografia você queira transmitir na sua imagem.
Temos duas imagens com altos níveis de contraste, mas com diferentes impressões no espectador. Percebeu o poder que o uso contraste tonal tem na sua fotografia?
Conclusão
É a partir da ideia de “diferença” entre a luz e os elementos na cena que nosso subconsciente reconhece imediatamente uma imagem. A partir da identificação dos contrastes na fotografia que temos um melhor entendimento e começamos a perceber um senso de história.
O uso correto de contrastes na sua fotografia pode criar ênfase, beleza, tensão, atração, identificação, antecipação e convencimento.
Os próximos posts vamos detalhar alguns outros tipos de contrastes na composição das suas imagens.
E você, como você gosta de usar as diferentes formas de contraste na sua fotografia?
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Espero que tenha sido útil!
Se quiser se aprofundar mais sobre o uso do contraste na Composição fotográfica, eu preparei um curso incrível que cobre tudo sobre esse assunto.
Para um simples visitante, a explanação foi sublime!! Muito grato!
Muito obrigado Marcos. Espero que continue por aqui, pois sempre tem ótimo conteúdo educacional. Um abraço.