Empilhamento de foco. Quando usar essa técnica na fotografia de paisagem

Categoria: Dicas de fotografia de paisagem | Técnicas de fotografia de paisagem
Publicado em 15 abr, 2021
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Nessa terceira parte sobre foco, vou apresentar uma técnica que usamos em campo para deixar o foco impecável desde os elementos mais próximos no primeiro plano até o infinito.

Às vezes, independentemente das configurações da câmera usadas, nem todos os detalhes de uma imagem podem ser capturados com nitidez. Mesmo que usemos a distância hiperfocal, que ao deixar a nitidez “aceitável”, pode pecar em alguma área.

A técnica de empilhamento de foco cobre esse gap da distância hiperfocal quando queremos tudo em perfeito foco na nossa cena. Vamos ver algumas situações em que ela tem mais indicação de uso.

Introdução

A profundidade de campo pode ser tão rasa que aspectos interessantes das fotos ficam sem nitidez. Uma abertura menor pode ser usada para aumentar a profundidade de campo, mas mover a abertura para mais longe do ponto ideal de uma lente introduz difração de lente na imagem, novamente resultando em alguma imprecisão. A difração, fenômeno óptico que retira nitidez da imagem, é mais evidente com aberturas menores, como f/22. Além disso, se diminuir a abertura da câmera, a velocidade do obturador precisará ser reduzida, o que pode resultar em imagens borradas. Já aumentar o ISO para ajudar na exposição, introduzirá ruído digital na imagem. E por fim, a nitidez da técnica usada com todos esses parâmetros pode trazer um resultado ainda aquém do esperado.

Então, como fotografar com a melhor combinação de abertura e velocidade do obturador e obter imagens nítidas em toda a extensão da imagem? Uma técnica que pode ajudar a resolver esse problema é chamada de empilhamento de foco. Por todos os motivos acima mencionados, o empilhamento de foco tem sua justificativa bastante plausível na fotografia de paisagem natural.

Empilhamento de Foco com 4 imagens

Como fotografar para empilhar o foco

O empilhamento de foco envolve várias capturas, que posteriormente serão agrupadas num programa específico que reconhece as áreas de interesse (melhor foco) de cada imagem e as combina numa imagem final. As imagens são capturadas com diferentes pontos de foco e posteriormente combinadas. Paisagem e macro fotografia são dois gêneros de fotografia que mais se beneficiam com o uso desse procedimento.

Mas esteja atento: ventos calmos e objetos razoavelmente fixos são essenciais!

Antes de começar a fotografar, é sempre útil saber o ponto ideal da lente, definido como a abertura na qual a lente produz sua imagem mais nítida, o chamado “Ponto doce” da lente. Para encontrá-lo, pode-se experimentar as diferentes aberturas e tirar sua própria conclusão, ou em algum website que mostre esses valores (como por exemplo, o “Cameralab” ).

É o ponto doce que usaremos para focar e captar todas as nossas fotografias que serão usadas no empilhamento.

Técnica de Empilhamento de Foco com 2 imagens.

Empilhamento de foco na fotografia de paisagem. Situações mais indicadas

Existem dois cenários básicos ao fotografar paisagens que mais se beneficiam do empilhamento do foco.

A primeira é quando o assunto é um objeto(s) muito próximo no primeiro plano, num cenário com um fundo interessante e você deseja que todos os elementos da extensão dessa cena estejam em foco nítido.

Assunto muito próximo no primeiro plano e com camadas de interesse nos planos sequentes.
A segunda situação é quando se usa uma lente telefoto (que normalmente tem uma profundidade de campo rasa) e o assunto de interesse cobre uma grande distância, e que pode ser trazida toda para focagem de forma mais nítida.

Lembre-se que ao fotografar uma paisagem com uma lente grande angular, a profundidade de campo pode ter uma extensão que pode ser capturar por uma imagem única nítida, através da distância hiperfocal, sem precisar da técnica de empilhamento de foco, através da distância hiperfocal.

Aqui está um pequeno truque para descobrir se o empilhamento de foco irá beneficiar uma imagem ao fotografar uma cena ou assunto:

Depois de compor sua fotografia, escolha o objeto mais próximo que quer em foco na cena. Então dobre essa distância e foque nesse ponto. Em seguida, usando o live view, amplie a imagem e verifique se o primeiro plano e o fundo estão nítidos ou borrados. Se qualquer uma das imagens não estiver em foco com a nitidez desejada, a imagem pode se beneficiar do empilhamento de foco.

O que acabamos de fazer foi usar a distância hiperfocal para avaliar se o foco está adequado para você.

Etapas para fotografar paisagens com o empilhamento de foco

Então, se sua cena exigir mesmo o empilhamento de foco, vou lhe mostrar passo a passo como é a técnica:

 

  1. 1 – Coloque a câmera em um tripé resistente e estável – isso é obrigatório!
  2. 2 – Enquadre o assunto e componha sua fotografia.
  3. 3 – Configure a exposição para a cena e troque/mantenha o modo de disparo o modo manual a fim de garantir que a exposição seja constante para todas as capturas.
  4. 4 – Defina a câmera para Live View e aponte o ponto de foco para o objeto mais próximo que você deseja focar. Use o zoom digital da sua câmera (o botão de zoom digital no corpo da sua câmera, não o zoom na lente) para visualizar o foco por meio da exibição na tela. Em seguida, mude para o foco manual e use o anel de foco para ajustar a nitidez, se necessário.
  5. 5 – Faça a primeira exposição.
  6. 6 – Confira no live view se o foco ficou adequado na área desejada.
  7. 7 – Sem mover a câmera ou ajustar quaisquer configurações, mova o ponto de foco para o próximo objeto em direção aos próximos planos da imagem e focalize novamente.
  8.  – Faça a segunda exposição.
  9. 9 – Novamente, sem mudar nada, concentre-se novamente em um objeto no ponto mais distante da imagem desejada.
  10. 10 – Faça a terceira exposição. Para capturar paisagens, três imagens geralmente são tudo o que é necessário para criar imagens de empilhamento de foco nítido, mas é perfeitamente normal tirar imagens extras para garantir que toda a cena seja coberta. Uma regra prática seria adicionar mais imagens para comprimentos focais mais longos. Esteja ciente de que imagens extras levarão mais tempo para serem processadas na pós-produção. Se disponível, verifique a profundidade de campo com um aplicativo de smartphone para descobrir quantas imagens serão necessárias para colocar todos os aspectos da foto em foco.
  11. 11 – As imagens são alinhadas e empilhadas no photoshop (outro programa também muito bom é o Helicom Focus). Cada imagem entregará sua área com o melhor foco, gerando uma única imagem final com a nitidez incrível do primeiro ao último plano da imagem.
Usando três imagens com focos empilhados. A primeira imagem foi focada na planta imediatamente na frente da lente, a segunda foi focada na parede rochosa meio da imagem e a terceira foi focada na área montanhosa com as múltiplas cascatas no terceiro plano.
empilhamento de foco
empilhamento de foco
Figuras mostrando a sequência desde a seleção das imagens no Lightroom; exportação para o Photoshop; alinhamento das imagens e empilhamento de foco

Conclusão

Embora essa técnica seja mais trabalhosa e exija cuidado e mais tempo na sua execução, o empilhamento de foco na fotografia de paisagem faz a diferença em algumas situações específicas, principalmente em naquelas com elementos muito próximos no primeiro plano, em que a distância hiperfocal não é suficiente para abraçar em foco toda a extensão da cena.

O empilhamento de foco permite que usemos o ponto doce da lente, garantindo a melhor nitidez possível com o equipamento usado.

Então, quando quiser toda a extensão da cena em foco, lance mão do empilhamento de foco e obtenha uma imagem detalhada em nitidez em toda a sua fotografia.

Agora é com você…
Já se deparou com alguma situação que exigiu o empilhamento de foco?

O que você achou desse conteúdo ?

Espero que tenha sido útil!

Se quiser se aprofundar mais sobre as TÉCNICAS BÁSICAS E AVANÇADAS usadas na fotografia de paisagem, eu preparei um curso incrível que cobre tudo sobre esse assunto.

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Autor: Anselmo Hoffmann

Anselmo Hoffmann é fotógrafo de paisagens naturais. Natural do sul do Brazil, viaja o mundo explorando belos cenário naturais. Comprometido com a preservação das belezas naturais, suas imagens tentam passar emoção ao mesmo tempo que trazem o senso de cuidado com o nosso planeta.

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