Não há limite de tempo, podendo variar de uma fração de segundo a muitos minutos. Desta forma, o sensor capta toda a luz refletida pelos objetos em movimento na cena durante esse intervalo de tempo de exposição. Em paisagens com elementos em movimento, como água, nuvens e folhas, a longa exposição permite criar um bonito efeito fotográfico de fluidez que é suave e agradável, quase irreal aos nossos olhos.
Dica 1: Use o tripé
Embora um tripé seja considerado um requisito básico para muitos fotógrafos de paisagens, é ainda mais importante para fotografar longas exposições. As exposições podem facilmente se estender por mais de alguns minutos, por isso é vital que seu tripé seja o mais resistente possível e esteja configurado da maneira mais estável no solo. Isso normalmente significa garantir que as pernas fiquem em solo firme e a coluna central não esteja estendida. Alguns tripés permitem adicionar um peso extra para melhorar ainda mais a estabilidade.
Dica 2: Filtro de densidade neutra (ND) e foco na fotografia de longa exposição
Dependendo do resultado que você está buscando, de quanto tempo quer na sua longa exposição, pode ser necessário o uso de um filtro de densidade neutra.
A quantidade de stops depende do tempo pretendido na longa exposição. Por exemplo, cascatas podem exigir 1-2 a 3-4 segundos, enquanto efeitos de nuvens em movimento no céu podem exigir alguns bons minutos de exposição e um filtro com mais stops.
Você também provavelmente precisará de uma maneira de calcular por quanto tempo deixará o obturador aberto. Em alguns casos, a matemática é trivial e fácil (por exemplo, se uma exposição sem o filtro é de 1s, ao usar um filtro de 3 pontos de stop, o cálculo é: > 2 > 4 > 6 : 6 segundos. Mas em algumas outras situações pode ser mais difícil e, como as condições de luz podem mudar muito rapidamente, um aplicativo de compensação de exposição para seu smartphone pode ser muito útil.
Se o filtro for muito denso, como de 10 e 16 stops (conhecidos como “Big Stoppers”) não haverá luz suficiente para permitir que o foco automático funcione. Portanto, é melhor compor e focar sua foto sem o filtro, mudar para o “foco manual” e, em seguida, encaixar o filtro com cuidado. Desta forma, a lente não buscará o foco quando você pressionar o obturador.
Dica 3: Modo Bulb e controle remoto
Para exposições superiores a 30 segundos, você precisará utilizara o modo “BULB” de sua câmera. Alternar para BULB permite que você abra e controle o obturador pelo tempo que quiser, permitindo exposições realmente longas.
Para acionar o botão de disparo, quer necessite usar o modo “Bulb” ou não, idealmente, deve-se usar um controle remoto (com ou sem cabo) para que possa travar o obturador aberto por um determinado período de tempo.
Dica 4: Escolha as condições certas para fotografia de longa exposição
As condições ideais para fotografia de longa exposição são quando o tempo está nublado e não há vento forte. Contudo, se quiser incluir o céu, o ideal é que haja nuvens em movimento. Se não houver nuvens ou vento, não haverá nada para adicionar movimento. Usar as margens do dia para fazer longas exposições, quando o sol está baixo no céu, aumentará o contraste nas nuvens, resultando em um efeito estriado bem mais bonito e impactante na imagem final.
Dica 5: Fotografe em RAW
Algumas marcas de filtro são conhecidas por deixarem uma indesejada projeção de cor ou mancha de cor na imagem final, chamada ”colorcast”. Assim, um pré-requisito ao se pesquisar um bom filtro ND é: que não tenha “colorcast”. De qualquer maneira, este é um grande motivo (um entre muitos) para fotografar em RAW, já que as projeções de cores menores podem ser corrigidas durante o pós-processamento. Às vezes, para exposições particularmente longas, pode haver comprometimento irreversível de uma imagem e, nesses casos, uma conversão em preto e branco é geralmente a melhor maneira de superá-la.
Dica 6: Pense na composição da sua fotografia de longa exposição
Uma longa exposição não compensa uma má composição. Na verdade, você provavelmente ficará ainda mais frustrado com a fotografia resultante, dado o esforço adicional necessário para tirá-la e processá-la. Portanto, pense na “composição” para adquirir uma imagem mais impactante.
Dica 7: Feche o visor na DSLR
Diferentemente das câmeras Sem-Espelho, as DSLRs podem exigir o fechamento do obturador do visor, ou pelo menos cobrir o visor, para garantir a medição mais precisa da luz e para evitar que a luz tenha dispersão durante a exposição.
Conclusão sobre fotografia de longa exposição:
Particularmente, acho que fazer fotografias em longas exposições geralmente requerem mais planejamento, reflexão e processamento em relação às imagens que não são de longa exposição. No entanto, os resultados podem ser de tirar o fôlego e geralmente valem a pena. Essas dicas acima são bastante valiosas e o ajudarão a compor imagens mais atrativas se está iniciando ou avançando nesse universo belo e onírico da fotografia de longa exposição em paisagens.
E você, gosta de fazer imagens com técnica de Longa exposição? Qual ambiente você prefere ?
Se você tiver dicas ou problemas adicionais que não mencionei aqui, adoraria ouvi-los nos comentários.
Fico sempre encantada com o teu trabalho.
Parabéns!
Ô querida!! Muito obrigado!! E eu feliz por gostar 🙂