Nitidez na fotografia de paisagem é o objetivo de todo fotógrafo de que está buscando belas imagens naturais quando está em campo. Todo fotógrafo que voltar para casa com imagens bem focadas e nítidas, com detalhes impecáveis nas áreas de interesse. Esse artigo que eu escrevi vai lhe guiar sobre os equipamentos que lhe ajudam a conquistar esse objetivo em campo.
Então, quando colocar sua captura num programa de edição e dar um zoom, irá se maravilhar com aquele detalhe nas folhas ou nas rochas, com a textura, com o contraste perfeito entre as áreas de luz…
Fatores que prejudicam a Nitidez na fotografia de paisagem
Antes de começarmos a discutir sobre os equipamentos que irão lhe ajudar na nitidez das suas fotografias de paisagem, vamos falar sobre as principais causas da falta de nitidez, muitas delas já vistas nos artigos já publicados aqui anteriormente:
- Instabilidade do seu equipamento
- Foco inadequado
- Profundidade de campo estreita
- Movimento do assunto (velocidade do obturador inadequada)
- Movimento da câmera
- Ruído
- Qualidade da lente
Veja só quanta coisa está envolvida na nitidez. Adentraremos agora num novo assunto, que vai complementar o que já vimos até aqui nos posts anteriores.
Vamos discutir sobre como seu equipamento usado em campo pode proporcionar mais qualidade nas suas imagens.
Tenho aqui alguns detalhes muito interessantes relacionados ao seu equipamento usado em campo que podem garantir estabilidade, melhor foco e consequentemente melhor nitidez para o seu trabalho.
1. Use um tripé
Como entusiasta ou sério fotógrafo de paisagens naturais, você conhece bem o valor desse instrumento em campo. Esse equipamento vem no topo da nossa pirâmide em importância para aquisição de uma bela imagem com nitidez. Ter um tripé estável, sólido e de qualidade é fundamental. Quanto mais desses atributos vantajosos ele conseguir, melhor reduzirá (e até mesmo eliminará) o tremor da câmera, que é geralmente imperceptível aos nossos olhos.
Embora os tripés nem sempre sejam tão práticos, o resultado que você obterá ao se esforçar para transportar um vale sempre a pena para garantir nitidez na fotografia de paisagem de campo.
Segue um, checklist ao qual você deve estar atento quando estiver usando o seu tripé:
- Evite tripés com partes plásticas. Materiais plásticos são dotados de um certo grau de “elasticidade”. E elasticidade nos equipamentos fotográficos é sinônimo de instabilidade. Além disso, sabemos que cabeças plásticas não garantem um bom encaixe da câmera.
- Procure um terreno estável, para evitar escorregões ou movimentos indesejáveis do seu tripé que farão as imagens perderem nitidez. Sempre que possível, apoie seu tripé em um terreno sólido e o mais regular possível (embora isso nem sempre seja possível). Áreas com muito vento e beiradas de terrenos íngremes trazem um risco maior de queda ou deslocamento do seu tripé. Então quando estiver nessas condições fique mais atento e procure assegurar uma boa posição para o seu melhor amigo de nitidez.
- Não use o eixo central do seu tripé. Puxar o eixo central para cima instabilizará o seu sistema de tripé.
- Use o cabide central, quando presente, para pendurar algum peso e aumentar a estabilidade do seu tripé.
- Assegure-se do peso suportado pela cabeça o tripé. Se exagerar, sua câmera se movimentará em longas exposições.
2. Se estiver fotografando com a câmera na mão (handheld), segure bem sua câmera.
Em muitas situações o uso do tripé é impraticável ou simplesmente não dá tempo de montar todo o aparato. E isso pode acontecer com frequência em campo, principalmente pelo meio do caminho quando estamos apressados, mas não queremos perder uma imagem incrível que acabamos de vislumbrar. Então sacamos nossa câmera rapidamente e disparamos com ela na mão.
Quando precisar fotografar com a câmera na mão, use às duas mãos, encoste pelo menos um dos seus cotovelos na lateral do seu corpo, mantendo a câmera também perto do corpo e apoie-se em uma parede, árvore ou algum outro objeto sólido se possível. Trancar a respiração por alguns segundos até disparar também ajuda a garantir melhor nitidez na fotografia (assim como nas competições de tiro ao alvo!). Lembre-se aqui de garantir uma velocidade do obturador adequada, conforme a distância focal que você está utilizando (ver regra abaixo, no “item” sobre lentes).
3. Se você tiver estabilização de imagem, use-a.
Esse ponto é o seguimento direto do anterior. Muitas câmeras e lentes estão sendo lançadas com diferentes formas de estabilização de imagem.
A estabilização de imagem não elimina a trepidação da câmera, mas pode definitivamente ajudar a reduzir seu impacto. Na minha experiência, usar o estabilizador da lente ou da câmera me dá 1 ou 2 pontos extras de vantagem na velocidade do obturador (ou seja, posso diminuir a velocidade do obturador em 1 ou até dois pontos de ‘stops’ com segurança) ao segurar minha câmera com as mãos.
Lembre-se de que o estabilizador ajuda com o movimento da câmera numa melhor nitidez na fotografia de paisagem de campo, mas não o movimento do assunto. Portanto, não é útil em cenários de ação com pouca luz.
Além disso, não use estabilização de imagem ao montar sua câmera em um tripé.
4. Certifique-se de que suas lentes proporcionam nitidez na fotografia
A qualidade de uma lente está ligada diretamente à nitidez.
Às quatro principais características ligadas à qualidade de uma lente são:
- Nitidez central e periférica
- Distorção
- Vinheta
- Aberração cromática
Como nosso interesse é a nitidez na fotografia de paisagem de campo, procure melhores lentes sempre que possível. Fique tranquilo, porque essa necessidade vem com o tempo e prática na fotografia.
Lentes fixas (primes) entregam melhor qualidade com maiores aberturas. Gosto muito das minhas lentes primes. Se estiver fotografando com uma distância focal e tiver uma prime que possa cobri-la, não pense 2 vezes para usá-la.
Aqui vale pontuar também sobre a relação da distância focal com a velocidade de disparo ao fotografar segurando a câmera na mão. Como você escolhe a velocidade certa do obturador? Existe uma “regra”: escolha uma velocidade com um denominador maior do que a distância focal.
Por exemplo:
- Se você estiver com uma lente de 50 mm, não fotografe mais lento do que 1/60 segundos.
- Se você tiver usando uma lente com uma distância focal de 100 mm, fotografe a pelo menos 1/125 segundos ou mais rápido.
- Se você estiver fotografando a 200 mm, fotografe a 1/250 segundos ou mais.
Eu geralmente uso o dobro da distância focal para ter mais segurança.
Lembre-se de que quanto mais rápida for a velocidade do obturador, mais você precisará compensar a abertura para manter a exposição adequada. E isso significa que você terá uma profundidade de campo menor, o que torna o foco um desafio maior. Então, potencialize a compensação das variáveis usando o triângulo de exposição e lance mão do ISO, se necessário. Procure um equilíbrio entre a profundidade de campo e o ruído.
5. Verifique a saúde dos seus olhos e a dioptria
Não nos damos conta… Mas nossos olhos, sim, são parte importante para melhorar a Nitidez na fotografia. Se não conseguirmos “olhar” adequadamente, a falta de nitidez pode passar despercebida nas nossas fotografias.
Eu, por exemplo, tenho hipermetropia e glaucoma, uso óculos. Devido ao glaucoma, estou sempre atento aos meus olhos. Se fosse apenas pela hipermetropia, talvez não estivesse com tanta frequência no oftalmologista.
E quanto a você, verifica com frequência como está sua saúde ocular? Há uma série de patologias silenciosas que podem comprometer a sua habilidade de enxergar bem.
Também conectado a tudo isso, está a verificação da dioptria da câmera, se houver.
Dioptria, o que é isso? Geralmente é um pequeno círculo posicionado ao lado do visor que permite ajustar a nitidez da imagem que você vê ao fotografar. A dioptria é particularmente útil para pessoas com problemas de visão, porque você pode usá-la para compensar sua visão (assim você não terá que se lembrar de usar óculos quando estiver disparando – mas lembre-se de usá-los ao editar).
6. Limpe seu equipamento
Quando limpamos as janelas de nossa casa ou apartamento, surpreendemo-nos com a quantidade e qualidade de luz que entra e como a vista externa melhora.
O mesmo é verdadeiro para sua lente. Mantenha-a limpa e você eliminará as manchas, poeira e sujeira que podem afetar nitidez na fotografia das suas imagens.
Principalmente após sessões de fotos em áreas de costa marítima (a maresia é a pior inimiga de seu equipamento – tripés, filtros, câmeras e lentes devem ser cuidadosamente limpos), de areia e poeira. Pelo menos uma vez ao mês dê um pouco de atenção e carinho ao seu equipamento. Quem não gosta de higiene, não é mesmo (só o “Cascão” rsrsrs)? Limpe-os com cuidado.
Eu gosto muito desse contato com meu equipamento. Essa atenção e zelo, além de higienizar e manter a qualidade e nitidez, ajuda a conhecê-los melhor e também melhora sua relação com eles. Isso traz como consequência pequenos, mas importantes cuidados que você terá também em campo com cada peça.
Da mesma forma, um sensor de imagem limpo é uma coisa maravilhosa se você tiver uma DSLR ou uma câmera sem espelho, pois a poeira pode produzir manchas perceptíveis nas imagens finais.
Conclusão sobre nitidez na fotografia de paisagem de campo
Nossos equipamentos são nosso melhor amigo na hora de buscar qualidade e nitidez nas nossas fotografias em campo. Aliado às configurações da câmera e técnica, entregam-nos qualidade nas imagens. Fique atento uso correto e aos cuidados com seu equipamento, para não se decepcionar e para garantir imagens impecáveis em nitidez.
Agora é sua vez. Como você garante que o seu equipamento ofereça nitidez na fotografia de paisagem de campo?
Conte para mim se as dicas acima foram válidas. Espalhe esse post para seus amigos que gostam de fotografia. Envie suas dúvidas e comentários.
O que você achou desse conteúdo ?
Espero que tenha sido útil!
Se você se interessa por fotografia e quiser se aprofundar mais sobre CÂMERAS, LENTES, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS PARA FOTOGRAFIA DE PAISAGEM e tudo o que envolve CONFIGURAÇÕES para fotografia de paisagem, eu preparei um curso detalhado que cobre tudo sobre esse assunto. Fique à vontade para dar uma olhada.
0 comentários